Debate eleitoral ganha destaque nas redes sociais

Internautas reagem nas redes sociais com memes dos candidatos; o presidenciável do PV Eduardo Jorge foi destaque entre as montagens

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Reprodução/Facebook
undefined

O primeiro debate eleitoral entre os presidenciáveis na TV aconteceu na noite dessa terça-feira (26) e foi promovido pela Rede Bandeirantes. Estavam presentes a presidente Dilma Rousseff (PT), as candidatas Marina Silva (PSB) e Luciana Genro (PSOL), os candidatos Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB).

O candidato do PV à Presidência, Eduardo Jorge, pode não estar entre os mais cotados para vencer a eleição em outubro, de acordo com as mais recentes pesquisas de intenção de voto, mas chegou ao topo dos assuntos mais comentados nas redes sociais durante o debate entre presidenciáveis.

Ao levantar bandeiras polêmicas, como a legalização do aborto e a regulamentação de drogas ilícitas, como a maconha, Eduardo Jorge viu seu nome despontar no Twitter como segundo tópico mais comentado no mundo durante o debate, além de ser alvo de memes que foram disseminados nas redes sociais.

Vários internautas apontaram semelhanças entre o candidato verde e o candidato do PSOL à Presidência em 2010, Plínio de Arruda Sampaio (morto em julho passado), que chamou atenção no último pleito pelas tiradas espirituosas e polêmicas na TV.

"A legislação [em relação ao aborto] é cruel. Ela coloca 800 mil mulheres à própria sorte, procurando clínicas clandestinas e morrendo ou ficando com sequelas", disse Eduardo Jorge, após ouvir do adversário Aécio Neves (PSDB) que, se eleito, não mudaria a lei que trata do assunto.

Por fim, ele se despediu defendendo a "cultura de paz". "Paz e amor não quer dizer covardia. Paz e amor são as ideias de gente como John Lennon. (...) E o PV é revolucionário em vários aspectos, com uma cultura de paz transformando a cultura de guerra", disse.

Memes

Os internautas não deixaram passar a oportunidade de criar memes criticando as propostas e destacando os pontos cômicos do debate. O candidato do PV, Eduardo Jorge, foi destaque entre a série de montagens por envolver assuntos polêmicos em seu discurso, mas ele não está sozinho nessa. Veja os mais comentados.

 

O melhor da noite pic.twitter.com/cKnFdmV2Sv

— Bolsonaro Zuero (@BolsonaroZuero) 27 agosto 2014  

"candidato, tava prestando atenção no debate?" pic.twitter.com/iGobXiceSb

— João Luis Jr. (@joaoluisjr) 27 agosto 2014  

Então. O que tiramos do Debate ? pic.twitter.com/nq3LMtcsbH

— Rica Perrone (@RicaPerrone) 27 agosto 2014  

#DebatePresidencial Eduardo Jorge #Dilma13MaisFuturo #OQueEuMaisQueriaAgora #RIPMona pic.twitter.com/pXMiPmVQbU

— Rutger Hauer (@Rutger_Hauer) 27 agosto 2014  

Sobre o Eduardo Jorge pic.twitter.com/qfUTJk56tY

— Don DouguiZin (@o_espetacular) 27 agosto 2014  

marina silva tomando posse como presidente pic.twitter.com/XrGOSroH2g

— Berriel, V (@vyktorb) 27 agosto 2014  

Dilma, vamos falar da Petrobras pic.twitter.com/e6JQ6ZwInj

— Henrique (@HMartins) 27 agosto 2014  

Pague o bilhete do aerotrem, candidato #DebateDaBand pic.twitter.com/JD3oyT9rRt

— Milton Neves (@Miltonneves) August 27, 2014    

#DebatePresidencial Pastor Everaldo pic.twitter.com/zCRhFhx3Sb

— #NãoVaiTerVoto (@NaoVaiTerVoto_) August 27, 2014

Leia tudo sobre: Memesredes sociaisdebatetv bandeirantesbrasileleições 2014