Escolha de empresa para modal de trilhos começa

Comissão analisa hoje competência técnica de quatro candidatas

iG Minas Gerais | Aline Diniz |

Esperança. Congestionamentos na BR–381, que liga as cidades, são comuns
Nelson Batista - 12.11.2013
Esperança. Congestionamentos na BR–381, que liga as cidades, são comuns

Começa hoje o processo de licitação que vai escolher a empresa responsável por construir o modal de transporte sobre trilhos que vai ligar Betim a Contagem, ambas na região metropolitana da capital. Ontem a Trem Metropolitano de Belo Horizonte (Metrominas) recebeu propostas de quatro empresas interessadas em realizar a construção. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop-MG), a expectativa é que hoje a comissão de licitação da empresa analise se as candidatas possuem competência técnica para concretizar o projeto da intervenção. Depois dessa etapa, será necessário avaliar as propostas técnicas e comerciais das concorrentes aprovadas inicialmente. A previsão é que, no fim da licitação, a empresa vencedora do processo tenha o prazo de um ano para concluir as obras. Ainda segundo a Setop-MG, os 20,5 km previstos na intervenção devem custar em torno de R$ 13,5 milhões. A possibilidade de um transporte alternativo é um alívio para os moradores de Betim ouvidos pela reportagem, especialmente os que trabalham em Belo Horizonte e precisam percorrer BR–381 e avenida Amazonas ou Via Expressa para chegar à capital mineira. A falta de opção é um problema na vida do universitário Thailor Gonçalves, 24, que mora em Betim e estuda e faz estágio em Belo Horizonte. “No meu bairro só tem uma linha que passa pela Via Expressa. Passo quatro horas do meu dia dentro do ônibus. Um dos problemas do transporte convencional é o trânsito”, complementa o universitário. O estudante acredita que a implementação de um metrô, por exemplo, poderia reduzir esse tempo em cerca de 50%. A assessoria de imprensa da Setop informou que o meio de transporte sobre trilhos não precisa ser, necessariamente, metrô – pode também ser trem. Exigências. O estudo da demanda de passageiros, das alternativas de traçado e da tecnologia que será utilizada é um dos itens previstos no edital da obra. A empresa escolhida também vai precisar planejar o licenciamento ambiental da intervenção e o projeto de desapropriação de moradores, caso seja necessário.

Serviço Endereço. O processo de licitação é aberto ao público e vai acontecer a partir das 10h30 no prédio Minas, na Cidade Administrativa – rodovia Prefeito Américo Gianetti, bairro Serra Verde

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