Esmalte pode prevenir o ‘boa noite, cinderela’

Tinta especial muda de cor em contato com substâncias usadas no golpe

iG Minas Gerais | Da redação |

Fácil. Basta a mulher mergulhar a unha no drink para descobrir presença de substâncias
arquivo stockxpert
Fácil. Basta a mulher mergulhar a unha no drink para descobrir presença de substâncias

Quatro estudantes da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, criaram um esmalte capaz de mudar de cor ao entrar em contato com substâncias comumente usadas por estupradores para dopar suas vítimas – o golpe conhecido como boa noite, cinderela.

A ideia, que foi batizada de “Undecover Colors” (“Cores Disfarçadas”) foi desenvolvida pelos estudantes Tyler Confrey-Maloney, Stephen Gray, Ankesh Madan e Tasso Von Windheim. O projeto deles foi premiado na edição anual do Lulu eGames, competição da universidade norte-americana que premia projetos voltados a “problemas reais”. O esmalte especial funciona de forma simples. Segundo os inventores, basta a mulher mergulhar a unha no drink. Se na bebida houver substâncias como as do Rohypnol e Xanax, remédios que causam sonolência, a unha pintada muda de cor. Estatística. O Undercover Colors foi inspirado na estatística divulgada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos de que ao menos 18% das mulheres norte-americanas serão abusadas sexualmente durante suas vidas.

Gray afirma que o desenvolvimento do esmalte ainda está em fase inicial. Assim, os inventores estão em busca de financiamento para lançar o produto comercialmente, segundo informações da rede ABC News. “Nosso objetivo é inventar tecnologias que permitam às mulheres proteger a si mesmas desse crime hediondo e silencioso”, escreve o grupo de estudantes no Facebook. Estratégias. Outras tecnologias do tipo já haviam sido desenvolvidas, como canudos e mexedores de bebida que mudam de cor. Há também projetos para criar copos de vidro, garrafas e latas com a mesma finalidade. Outra maneira de inibir esse tipo de ação maliciosa é o uso de um produto em forma de cartão, como suporte para copos, que, quando entra em contato com o líquido, adquire uma coloração diferente, indicando a presença de entorpecentes.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave