Motim no Ceresp de Juiz de Fora termina com 23 detentos feridos

A Subsecretaria de Administração Prisional informou que 40 presos identificados como líderes do tumulto serão transferidos para outras unidades na região metropolitana de Belo Horizonte

iG Minas Gerais | Bruna Carmona |

Um motim iniciado por detentos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Juiz de Fora, na Zona da Mata, foi controlado por agentes da unidade por volta das 3h desta terça-feira (26) e terminou com 23 presos feridos.

De acordo com a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), o tumulto começou por volta das 20h dessa segunda-feira (25), quando presos começaram a atear fogo em pedaços de colchões, que estavam sendo lançados nas galerias do Ceresp. 

O Corpo de Bombeiros foi chamado para controlar as chamas e a Polícia Militar (PM) foi acionada para dar suporte aos agentes, mas, segundo a Suapi, não precisou intervir dentro da unidade. A corporação deu apoio na área externa do Ceresp e os próprios agentes contiveram os detentos.

Feridos Os presos que ficaram feridos na ação foram atendidos no setor de saúde do prórpio Ceresp. Segundo a Suapi, eles foram atingidos por munições não letais ou se machucaram durante o tumulto. Todos os feridos passaram por exame de corpo de delito dentro do Centro de Remanejamento e cinco deles foram encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), mas passam bem. A ação dos agentes penitenciários foi acompanhada pelo juiz da Vara de Execução Criminal, Daniel Reche Motta.

Investigação

De acordo com a Suapi, 40 detentos identificados como líderes do motim serão transferidos para outras unidades do Estado na região metropolitana de Belo Horizonte. Ainda de acordo com a subsecretaria, a direção da penitenciária instaurou um Procedimento Interno para apurar as circunstâncias do ocorrido e avaliar os danos ao patrimônio.

Nesta terça-feira, o Comando de Operações Especiais (COPE) do Sistema Prisional, acompanhará os desdobramentos do ocorrido e dará apoio a transferências que devem ocorrer nos próximos dias.

Leia tudo sobre: motimjuiz de foraceresp