Meditação para focar a mente

Mestra estará em BH nos dias 30 e 31 para mostrar benefícios da prática no cotidiano

iG Minas Gerais | Ana Elizabeth Diniz |

Swami Maitreyi Saraswati fez sua formação na Bihar School of Yoga, na Índia e trabalha com técnicas que envolvem 
respiração, mantras e vibração sonora.
Sérgio Clark/Divulgação
Swami Maitreyi Saraswati fez sua formação na Bihar School of Yoga, na Índia e trabalha com técnicas que envolvem respiração, mantras e vibração sonora.

A proposta é aparentemente simples, serenar os pensamentos, focar a atenção na respiração e não brigar com a mente.

Não há como duvidar dos benefícios da meditação como um instrumento eficaz em tempos modernos e que tem conquistado adeptos de toda natureza. Além disso, há centenas de publicações científicas que comprovam seus benefícios. Para falar sobre o assunto, a swami Maitreyi Saraswati estará em Belo Horizonte nos dias 30 e 31 para ministrar dois ensinamentos (ver agenda).

Ela conta que teve seu primeiro contato com a ioga em 1985. Durante sete anos esteve profundamente dedicada ao trabalho no Centro Satyananda da Suécia, onde se formou como professora e passou a ensinar também em empresas privadas e centros de reabilitação para pessoas com problemas de dependências químicas.

Em 1992, ela foi para a Índia e, durante 15 anos, estudou e ficou ao lado de swami Niranjanananda Saraswati, na Bihar School of Yoga se dedicando aos trabalhos do ashram.

Segundo ela, uma das razões pelas quais a ioga tem se tornado tão popular hoje “é porque ela oferece práticas e ferramentas para gerenciar nossa mente e emoções, mesmo com toda a carga de informação com a qual somos bombardeados. Os exercícios físicos e também as técnicas de respiração, relaxamento e meditação são importantes ferramentas”.

A swami ressalta que as pessoas estão criando distrações mentais. “Elas fazem isso para evitar o tédio ou para escapar das emoções, pensamentos ou situações que não querem lidar. É muito difícil estar com os nossos “eus”. É também muito difícil manter o foco quando somos constantemente bombardeados com diferentes informações, apelos sensoriais e as multitarefas que nos são exigidas hoje”.

Para ela, a prática da meditação ajuda a relaxar o corpo e focar a mente, que fica dispersa com tantas distrações provenientes de jornais, revistas, redes sociais, TVs, filmes. “Durante 24 horas somos completamente envolvidos com o mundo exterior e, justamente por isso, por dez ou quinze minutos temos a chance de ficar com nós mesmos, em contato com nosso mundo interior, através da meditação. Nós conhecemos nossos amigos, nossa família, mas nós nos conhecemos verdadeiramente”, diz a swami.

Meditação é também um processo de conhecer e entender a si mesmo. “Por meio dela aprendemos a compreender e administrar muito melhor nossos pensamentos, emoções, reações e comportamento pela conscientização, aceitação e observação. A prática nos ajuda a encontrar harmonia e equilíbrio em nossa vida”, ensina a professora.

A swami utiliza diferentes técnicas de meditação em que a respiração, mantra e vibração sonora são usadas como um meio ou objeto da meditação.

“O objetivo é ampliar e aprofundar a consciência, concentrando a mente no objeto de meditação. Estamos ensinando técnicas que podem ser praticadas em qualquer momento do dia e em diferentes situações. Com ela poderemos expandir nossa consciência, viver uma vida mais cheia e estar no presente”, finaliza.

AGENDA: Swami Maitreyi Saraswati fala sobre Lidando com os Desafios da Vida por meio da Meditação, no dia 30 próximo, e no dia 31, fala sobre A Meditação no Espaço do Coração. Local: Casa do Guru, em Moeda. Informações: (31) 3296-2869 ou bihar@satyanandayoga.com.br

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