Executivo convoca a base para limpar pauta ainda hoje

iG Minas Gerais |

Depois da marcação das reuniões extraordinárias pelo presidente da Câmara, Léo Burguês (PTdoB), os vereadores governistas, incluindo os que são candidatos a deputado e têm se ausentado da Casa, foram convocados pelo Executivo a comparecer em peso já no encontro de hoje.

Ontem, o vereador Ronaldo Gontijo (PPS) disse que “a base vai entrar de sola” na reunião para derrubar a obstrução da oposição. “Quando o PT obstrui a votação, ele também obstrui a discussão do projeto, que é o que eles pedem. Mas vai ser possível resolver esse impasse nas extraordinárias. Não vamos votar (hoje) de manhã, mas na reunião da tarde vamos limpar a pauta”, garantiu.

Para o líder da oposição, vereador Pedro Patrus (PT), o impasse pode ser resolvido, basta boa-vontade da prefeitura. “Se os vereadores ligados ao Executivo assinarem a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a queda do viaduto Guararapes), desobstruiremos a pauta. A base governista não quer assinar, mas entendemos que é muito importante a Câmara acompanhar as causas da tragédia. É uma resposta para a cidade”, ressalta.

O acidente com o viaduto ocorreu em julho e, desde então, a oposição vem tentando criar a CPI. Até ontem, apenas oito vereadores tinham concordado com a abertura da investigação. São necessárias 14 assinaturas para que a comissão seja formada. Ontem, o líder do prefeito na Câmara, vereador Preto (DEM), disse que estava ocupado e não poderia conversar com a reportagem. (IL)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave