Na corrida pelo Emmy 2014

Maior premiação da televisão dos Estados Unidos acontece hoje com batalha entre séries novatas e veteranas

iG Minas Gerais |

Dramática. Estreante no Emmy, “True Detective” pode surpreender na categoria série dramática
JIm Bridges
Dramática. Estreante no Emmy, “True Detective” pode surpreender na categoria série dramática

São Paulo. Se o Emmy 2014 fosse uma pelada, uma boa forma de dividir as equipes seria entre veteranos e novatos. Serão esses os dois times que travarão as principais disputas da maior premiação da TV nos EUA, que será realizada hoje, em Los Angeles. Entre as produções que disputam o prêmio pela primeira vez, o destaque é “True Detective”, a única a se infiltrar na lista de melhor série dramática – e com 12 indicações.

A trama policial do canal HBO tem boas chances de roubar a cena em uma categoria dominada por medalhões, como “Game of Thrones”, que está na 4ª temporada e tem o recorde de indicações deste ano, com 19. Também estão no páreo “Breaking Bad”, que terminou em setembro passado, e “Mad Men”, com final programado para 2015. Correm por fora as séries “House of Cards” e “Downton Abbey”.

Entre as comédias, duas novatas entraram na lista de melhores do ano: “Orange Is the New Black”, produção original do serviço de TV sob demanda Netflix, com 12 indicações, e “Silicon Valley”, trama da HBO, com cinco. A adversária a ser batida é “Modern Family”, que venceu nos quatro últimos anos. Também estão no páreo “The Big Bang Theory”, “Louie” e “Veep”. Neste ano, o Emmy será comandado pela primeira vez pelo comediante Seth Meyers. Ele troca de posição com as ex-colegas de “Saturday Night Live” Tina Fey e Amy Poehler, para quem ele escreveu piadas nas cerimônias dos dois últimos anos. As duas fizeram sucesso no papel de apresentadoras e agora retribuem o favor colaborando com o roteiro.

Uma prévia do que poderá ser visto mais tarde ocorreu no último dia 16, quando foram entregues os prêmios das categorias técnicas, além de alguns relativos a atuação. Entre as produções que mais faturaram estatuetas ficaram “True Detective” e “Game of Thrones”. Foram quatro para cada uma, incluindo elenco de série dramática e fotografia de série com câmera única para a primeira e efeitos visuais e melhor figurino de série para a segunda. Já entre as comédias, o destaque ficou por conta de “Orange Is the New Black”, que faturou três prêmios: elenco de série cômica, atriz convidada em série cômica para Uzo Aduba e edição de série cômica com câmera única.

Fato raro, a cerimônia principal deste ano será realizada em um dia de semana, o que não ocorria desde 1976. Motivo: uma transmissão de futebol americano da NBC, que exibe a festa neste ano, e a concorrência do MTV Music Video Awards, ambos realizados ontem.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave