Concerto grátis é boa pedida para segunda-feira

Cesar Franck será lembrado com execução de obra sua e de temas criados em sua homenagem

iG Minas Gerais | Deborah Couto |

Programa. Tema do professor Oiliam Lanna faz parte do programa a ser executado no concerto
pandu filmes
Programa. Tema do professor Oiliam Lanna faz parte do programa a ser executado no concerto

Segunda-feira é um ótimo dia para assistir a um concerto de música erudita. É no acredita o maestro Charles Roussin, regente da Orquestra Sinfônica da Escola de Música. Ela se apresenta hoje, às 19h30, no Conservatório da UFMG, no centro. “É um bom programa para quem está saindo do trabalho e quer esperar o trânsito diminuir um pouco antes de ir para casa”, diz o maestro.

Fundada em 1972 pelo professor Sebastião Vianna, é o grupo estável de maior tradição dentro do cenário acadêmico e cultural do Estado. Segundo Roussin, ela passa por uma troca de turma a cada três anos. “É o tempo que os alunos têm de exercer essa disciplina”, diz.

A orquestra também conta com um corpo fixo, formado por funcionários concursados da UFMG, especialistas em seu instrumentos. “Eles são muito importantes no suporte pedagógico, que o maestro não tem condição de suprir. Não toco todos os instrumentos, e essas pessoas estão lá para dar esse apoio”, diz.

Ele lembra que tem de haver um “jogo de cintura” também para manter a homogeneidade musical do grupo. “Quando há dois ou mais instrumentos, como a flauta, por exemplo, existe sempre um músico muito experiente e outro que está aprendendo. Ter músicos com mais bagagem faz com que haja uma maior coesão no resultado. Para isso também servem os técnicos administrativos-músicos”, conta o regente Roussin.

Além de preparar os alunos para uma convivência em orquestra, o maestro lembra que eles também saem com repertório que abrange desde clássicos da música de orquestra a contemporâneos menos conhecidos do grande público. O concerto de logo mais inclui obra de Cesar Franck e homenagens dos professores da UFMG Oiliam Lanna e Gilberto de Carvalho, que lhe dedicam composições.

Agenda

o que. Orquestra Sinfônica da Escola de Música

Quando. Hoje, às 19h30

Onde. Conservatório da UFMG. Av. Afonso Pena, 1534,. Centro

Quanto. Entrada Franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave