Revista italiana publica foto de topless de ministra

Stefania Giannini, 53, é responsável pela educação do país

iG Minas Gerais |

Ousadia. Ministra da Educação da Itália, Stefania Giannini, 53, foi flagrada fazendo topless
Reprodução / Revista Chi
Ousadia. Ministra da Educação da Itália, Stefania Giannini, 53, foi flagrada fazendo topless

ROMA, Itália. A revista italiana “Chi” publicou uma foto da ministra da Educação da Itália, Stefania Giannini, 53, fazendo topless, o que provocou uma discussão na sociedade sobre sua escolha de trajes de banho e seu direito à privacidade.  

A foto, que mostra Giannini tomando um banho de sol sem a parte de cima do biquíni, foi publicada pela revista na última terça-feira. Desde então foi reproduzida por “Corriere della Sera”, jornal de maior tiragem na Itália, e outros jornais, como o “Messaggero”.

O porta-voz da ministra, Angelo di Silvio, afirmou que Giannini não comentará o caso e não confirmou se a ministra irá ou não tomar medidas legais contra a publicação.

Na internet, a foto gerou um intenso debate sobre o direito de Giannini à privacidade e de ir à praia de topless. “Não tenho nada contra o topless, mas se alguém ocupa um cargo institucional é melhor evitar. Usar a parte de cima do biquíni não me parece um sacrifício muito grande”, comentou uma leitora do “Corriere”.

“Ela não é uma advogada ou uma cirurgiã. É ministra da República. Não vemos Merkel fazendo topless!”, exclamou outro leitor. Um dos comentários classificava a escolha de Giannini como “exibicionista”.

Outros internautas a defenderam. Um leitor do “Corriere” escreveu: “Uma ministra, ou qualquer outra pessoa, deveria poder tirar suas roupas, mas na Itália isso não é possível. Há muitos machistas!” Outro leitor comentou que a polêmica demonstra a ausência de progresso na Itália, e o aumento do “neoconservadorismo”. “Tudo indica que a liberdade dos anos 1970 e 1980 foi embora”, lamentou.

O debate também se estendeu ao Twitter, em que internautas criticaram a atenção dada ao topless da ministra. “É sério que o topless de uma mulher é notícia?”, questionavam alguns usuários.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave