Começa neste sábado, em Goiânia, a maior prova off-road do país

Quase 200 pilotos de diversas partes do mundo disputam os sete dias de rali com 2.600 km

iG Minas Gerais | Diego Costa |

Prata da casa. Mineiro de Belo Horizonte, Rafael Dias, 31, disputa a prova desde 2010
LEO FONTES / O TEMPO
Prata da casa. Mineiro de Belo Horizonte, Rafael Dias, 31, disputa a prova desde 2010

Após receber a máquina alemã de fazer gols na Copa do Mundo, a região da Pampulha voltará a ser tomada por potentes motores. Pela primeira vez, a capital mineira será palco do encerramento do Rally dos Sertões, a maior prova de off-road no Brasil e a segunda maior do mundo. A largada do evento esportivo será dada neste sábado, na cidade de Goiânia. Após passarem por outras cinco cidades, os competidores chegarão a Belo Horizonte, no dia 30.  

Será a 22ª edição do Rally dos Sertões. Entre motos, carros, quadriciclos, UTVs e caminhões, serão cerca de 190 competidores na disputa deste ano. Países como África do Sul, Argentina, Chile, Espanha e França também terão representantes em 2014.

Ao todo, serão mais de 2.600 km de prova, sendo 1.570 km de trechos de estrada de chão. Além das capitais Goiânia e Belo horizonte, os veículos também percorrerão os municípios de Caldas Novas, Catalão, Paracatu, São Francisco e Diamantina.

O diretor técnico da Dunas, organizadora do evento esportivo, Eduardo Sachs, explica que a diminuição do roteiro se deu por questões financeiras: “Para definirmos o percurso deste ano, levamos em consideração dois pontos. O primeiro é que Goiás e Minas Gerais possuem mudanças de terreno muito interessantes, belas paisagens, uma composição muito boa para o rali. O segundo fator é a situação econômica. Nós entendemos que essa mudança facilitaria para as equipes, pois haverá uma redução de 40% dos custos. E isso vem dando certo. Tenho certeza de que a edição deste ano vai cair no gosto de todos”, destacou Sachs.

Minas volta ao Rally dos Sertões após três anos. Já a capital mineira não recebe uma etapa desde 1997. Será a terceira vez que BH entra no mapa da prova.

A cerimônia de encerramento será no próximo dia 30, às 10h, na praça Geralda Damata Pimental, próximo à lagoa da Pampulha. Com entrada franca, estão previstas várias atrações ao público.

Navegador mineiro já sonha com chegada marcante a BH Mineiro de Belo Horizonte, o navegador Rafael Dias, 31, terá a oportunidade de chegar em casa. Ele disputa o Rally dos Sertões desde 2010. “É uma emoção muito grande chegar na cidade onde nasci. Nós temos um prestígio muito grande. Belo Horizonte sediando um evento assim logo após a Copa do Mundo é muito importante. A beleza da capital contribuiu para essa decisão”, pontuou Dias, que vai competir pela primeira vez com a equipe paraibana JP3 Motorsport. Ele vai correr na categoria Production T2/TR4, em uma picape Mitsubishi TR4 ER. E Rafael espera fazer bonito. “Nossa equipe vai com cinco carros. Nosso objetivo é que todos tenham um bom desempenho e que possamos chegar ao lugar mais alto do pódio”, completou o navegador.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave