Itens da Nasa agora são comuns no cotidiano

Agência lista em site alguns dos produtos que foram parar no dia a dia das pessoas

iG Minas Gerais | Da redação |

Celular com câmera. Um grande número de celulares com câmera usa uma tecnologia que foi desenvolvida para câmeras espaciais, segundo informações do portal de notícias UOL.
Jeff Chiu/ap - 10.8.2011
Celular com câmera. Um grande número de celulares com câmera usa uma tecnologia que foi desenvolvida para câmeras espaciais, segundo informações do portal de notícias UOL.

Quando pensamos em astronautas e todos os recursos disponíveis para pesquisas no espaço, logo imaginamos um mundo distante da realidade de quem fica na terra. Entretanto, uma série de dispositivos, produtos e até alimentos comuns no dia a dia das pessoas somente foi possível graças aos avanços espaciais, principalmente da Agência Espacial Norte-Americana, Nasa.

Um dos itens em que é comum ver estampado na embalagem “desenvolvido pela Nasa” é um travesseiro que afunda e volta completamente ao formato original. A tecnologia usada no produto é uma espuma viscoelástica que, na verdade, foi criada para absorção de impacto para naves espaciais.

Já uma das “complexidades” do cotidiano que existem devido ao avanço espacial é a comunicação a distância. Antes de enviar um homem ao espaço, a Nasa precisava se certificar de que conseguiria se comunicar com ele, e fez isso com satélites. Iguais aos que atualmente são usados por empresas de telecomunicações no mundo todo.

A agência costuma listar, desde a década de 70, tecnologias ou invenções que foram parar no dia a dia das pessoas, principalmente por meio do site spinoff.nasa.gov.

Confira abaixo outros itens que saíram do espaço para a vida cotidiana.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave