Em uma semana nível do Cantareira cai 0,9 ponto percentual

Para conter a crise, a Sabesp realiza manobras técnicas que reduzem a pressão em alguns bairros da cidade de São Paulo

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O nível do sistema Cantareira caiu 0,9 ponto percentual em uma semana. É o que mostra o relatório diário divulgado pela Sabesp nesta sexta-feira (22).

O nível do maior manancial de abastecimento de São Paulo está em 12,3%, o menor desde que o governo do Estado começou a utilizar a água dos fundos das represas que abastecem o sistema. Há uma semana, o Cantareira operava com 13,2% de sua plena capacidade. O manancial abastece quase 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

Para conter a crise, a Sabesp realiza manobras técnicas que reduzem a pressão em alguns bairros da cidade de São Paulo. Durante o período da madrugada bairros inteiros ficam sem água. Nesta quinta-feira (21), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que os reservatórios de Atibainha e Jaguari-Jacareí, que integram o sistema Cantareira, têm água para mais quatro meses caso não chova.

Na semana passada, a companhia começou a usar o "volume morto" da represa Atibainha do sistema Cantareira.

A Sabesp também anunciou ter conseguido autorização dos órgãos reguladores para fazer obras que permitirão a utilização de mais 100 bilhões de litros, pelo menos, do "volume morto" do sistema Cantareira. A data em que essa segunda cota começará a ser utilizada e o custo dessas obras não foram informados.

Chuva

Desde o começo do mês, segundo a Sabesp, choveu o equivalente a 19,2 mm nas represas do sistema Cantareira. O volume representa mais da metade do volume de chuva esperado para o mês.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Prefeitura de São Paulo, uma grande massa de ar seco continua predominando sobre a maior parte do Brasil, o que deve manter o tempo seco nos próximos dias.

Dessa forma devem persistir os problemas com a qualidade do ar e com os baixos índices de umidade na Grande São Paulo.

No sábado (23), segundo a previsão do CGE, o dia será ensolarado, apenas com formação de névoa nas primeiras horas do dia. As temperaturas devem variar entre mínimas de 14ºC e máximas que podem chegar aos 30ºC. Não há previsão de chuva para o final de semana.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave