Público infantil tem lugar garantido na Virada Cultural de BH

Atividades contemplam oficinas, espetáculos teatrais e circenses, narração de histórias e shows musicais, todos escolhidos a dedo com a intenção não somente de entreter, mas também de formar um público apreciador de arte

iG Minas Gerais | Da Redação |

Neste ano, a Virada Cultural de Belo Horizonte acontece das 19h do dia 30 às 19h do dia 31 de agosto e dedica parte de sua programação ao público infantil. Carinhosamente apelidada de Viradinha Cultural, as atividades contemplam oficinas, espetáculos teatrais e circenses, narração de histórias e shows musicais, todos escolhidos a dedo com a intenção não somente de entreter, mas também de formar um público apreciador de arte desde cedo.

“Daqui a dez anos é essa criançada de hoje que estará participando da Virada Cultural”, afirma a coordenadora geral do evento, Simone Araújo.

A Viradinha prevê diversas atividades no dia 31 espalhadas pelo circuito, com destaque para o Parque Municipal, que trará “Um Baú de Fundo Fundo”, do Grupo Giramundo, o Picadeiro Aéreo do Circo Escola de São Paulo e o “Mini Teatro de Sombras” do Grupo Girino. Ações como a do Graffiti Relacional vão proporcionar às crianças o gostinho de estar do outro lado e serem protagonistas da arte praticada na Virada 2014. Confira a seguir a programação da Viradinha.

Ao unir artistas de diferentes linguagens e fomentar discussões sobre sustentabilidade e uso do espaço público, a Virada pretende também estimular o senso crítico dos pequenos. “A intenção da Virada é dar aos espaços públicos usos criativos, sempre percebendo a cidade como local de encontro, de fluidez”, disse o presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Leônidas de Oliveira. A Virada

Com mais de 400 atividades divididas em 62 espaços da capital, a Virada Cultural de BH abrange manifestações artísticas como música, teatro, cinema, literatura e intervenções urbanas.

Promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da FMC, em conjunto com a Associação de Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto (AAMHAB), o evento fomenta a diversidade e a democratização do acesso aos bens culturais.

Além das 124 apresentações artísticas escolhidas via seleção pública, outras centenas de artistas convidados se apresentam nos palcos oficiais, palcos parceiros e espaços culturais da cidade e da PBH. Para conferir a programação completa acesse: www.viradaculturalbh.com.br.

Confira a seguir a programação da Viradinha Cultural no domingo, dia 31: • Praça da Estação Às 14h e às 18h30 - Picadeiro Circo Escola – “Caminhão Trapézio” 19h - Trupe Gaia – “Na Malha” • Parque Municipal PRAÇA DOS PATINS 11h30 - Rúbia Mesquita – “É Brincadeira” 13h - Sílvia Negrão – “Brincando com Música” 14h- Circo SUS-Tástico da SMSA PRAÇA DO TEATRO 10h Grupo Girino – “Mini Teatros de Sombras” CHICO NUNES 11h – “Jojô e Palito em O Mágico de Oz”, com o grupo de teatro Faos e Joselma Luchini (programação associada paga) 13h30 - Projeto “O que queremos para o mundo”, com oficina infantil Luz, Câmera, Ação 16h - Giramundo – “Um Baú de Fundo Fundo” ALAMEDA DAS SAPUCAIAS Das 8h às 12h – Rua de Lazer e Projeto Caminhar, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer PRAÇA DO SOL 10h Coletivo IN.GRAFFITI – Graffiti Relacional AV. JOÃO PINHEIRO Das 12h às 19h - Mundialito de Rolimã do Abacate • Praça da Liberdade 11h - Pierre André – “Carroça de Histórias” 16h - Foca Produção Cultural – “A vivência no Circo e a Mobilidade na Cidade” • Praça Afonso Arinos (Avenida Álvares Cabral entre Rua da Bahia e Avenida João Pinheiro, no Centro) 12h - Circo Transitando Legal, da BHTrans 13h - Grupo Trampulim – “Riso Passageiro: As Bicicletas de Belôville” 14h - Grupo Maria Cutia – “Banda Maracutaia” 16h45 - Trupe Gaia – “Oficina de Circo” 17h30 - Trupe Gaia – “Palhacita vai à Praia” • Academia Mineira De Letras I Espaço da Literatura (Rua da Bahia, 1.466, Centro) 10h - Grupo Expresso Minino Contadores de Histórias – “Nas Últimas” • Sesc Palladium (Avenida Augusto de Lima, 420, Centro) Das 10h às 11h - Esquina das ruas Rio de Janeiro e Goitacazes - Cordel de papel Das 11h às 11h30 e das 13h às 13h30 - Rua Rio de Janeiro - Brincadeira de cordel Das 17h30 às 18h30 - Palco externo RJ - Invasão de palhaços

Leia tudo sobre: Virada Cultural