“Sarau” presta tributo ao músico João Donato

Atração estreia nova temporada com homenagem aos 80 anos do artista

iG Minas Gerais | da redação |

Time. Com a participação de Luiz Melodia, João Donato (ao centro) bate um papo com Chico Pinheiro
Pedro Paulo Figueiredo
Time. Com a participação de Luiz Melodia, João Donato (ao centro) bate um papo com Chico Pinheiro

Em duas edições – a primeira no ar hoje, às 23h30, e a segunda na próxima sexta-feira, 29, no mesmo horário –, o programa “Sarau”, da GloboNews, presta uma homenagem ao músico João Donato, que completou, no último dia 17, 80 anos de vida. O tributo inaugura a nova temporada da atração apresentada pelo jornalista Chico Pinheiro.

“No ‘Sarau’ em sua homenagem, pedimos que João Donato escolhesse dois artistas para convidar. Ele nos mandou uma lista com mais de 20 nomes. Donato é um dos maiores agregadores da música brasileira”, diz Chico Pinheiro ao site da atração. Um convidado era prioridade para Donato: Raul de Souza, trombonista que também completa 80 anos neste ano e começou a vida de artista com ele, dando canja nos bares de Copacabana.

Além de Raul, participa do programa também um fã declarado, Luiz Melodia. Para completar o time da atração, Luiz Alvez (contrabaixo), Robertinho Silva (bateria), Ricardo Pontes (sax e flauta), Zé de Arimatéa (trompete) e Donatinho (teclados), filho de João Donato, tocam músicas como “Bananeira”, “A Rã” e “Lugar Comum”.

Pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor, João Donato é um músico completo. Apesar da proximidade com os principais expoentes da bossa nova, como João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Johnny Alf, nunca foi caracterizado como membro do movimento musical, e sim como um músico criativo que promove fusões musicais de jazz e música latina. “Minha primeira música foi feita no Acre, quando eu tinha 7 anos. Fiz para Lili, minha primeira paixão”, lembra João Donato, durante a atração da TV paga.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave