Entre a filosofia e a religião

Frei Betto e Leonardo Boff são os convidados de hoje do projeto Sempre Um Papo, que acontece na sala Juvenal Dias

iG Minas Gerais | Carlos Andrei Siquara |

Boff aproxima o papa de Francisco de Assis
fotos: Jackson Romanelli/divulgação
Boff aproxima o papa de Francisco de Assis

 

Frei Betto e Leonardo Boff, dois autores conhecidos pela maneira como transitam por temas do universo da filosofia e da religião, participam hoje do Sempre um Papo. Na ocasião, Betto autografa os livros “Começo, Meio e Fim” e “Reinventar a Vida”. Já Leonardo Boff destaca “Francisco de Assis e Francisco de Roma – Uma Nova Primavera na Igreja?”, que ganhou nova edição com alguns acréscimos. O encontro vai acontecer no Museu de Artes e Ofícios.

De acordo com o primeiro, “Começo, Meio e Fim” é uma ficção que pretende tornar a questão da morte um assunto mais palatável ao público infantojuvenil. Para Betto, tratar dessa etapa natural da vida é um desafio para muitos pais, e o livro também serve como um ponto de partida para estes saberem como melhor abordar o tema.

“Em geral os adultos cometem o erro de não levar as crianças a enterros e velórios, especialmente de pessoas com quem elas têm uma ligação afetiva forte, como a avó. Isso, contudo, gera um vazio, pois a criança precisa realizar o rito de passagem que representa a morte”, explica Frei Betto.

Narrada em primeira pessoa, a história perpassa algumas perguntas feitas por uma menina. O escritor observa que as preocupações vividas por ela poderiam ser as mesmas de muitos outros que passam por essa experiência na infância. “Há aquelas indagações básicas, como ‘por que as pessoas morrem’ e ‘o que acontece com elas após esse momento’”, acrescenta. Já “Reinventar a Vida” lida com duas reflexões: o sentido da vida e a busca pela felicidade. O título traz textos publicados anteriormente, além de alguns e inéditos.

Boff, por sua vez, apresenta em seu trabalho um paralelo entre a atuação do papa Francisco e a vida de Francisco de Assis. Ele explica que, ao escolher o nome do frade, o líder mundial da Igreja Católica sinaliza um projeto para a instituição. “Assim como no passado Francisco de Assis propôs restaurar uma Igreja em ruínas por causa do seu envolvimento com a política, o papa agora aponta um caminho semelhante ao assumir esse cargo no momento em que a Igreja é manchada por escândalos financeiros e sexuais. Dessa forma, ele parece tomar para si uma missão semelhante”, diz.

Agenda

O quê. Sempre Um Papo com Frei Betto e Leonardo Boff

Quando. Hoje, às 19h30

Onde. Museu de Artes e Ofícios (praça da Estação, sem número, centro)

Quanto. Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave