Moradores temem mineração

iG Minas Gerais |

A preocupação dos moradores de Casa Branca em relação à falta de água se intensificou recentemente com a possibilidade de a mineradora Vale implantar um novo empreendimento na região. Na área já existem outras minas em operação. Em alerta, integrantes do Movimento das Águas e Serras de Casa Branca instalaram, no início do mês, faixas clamando pela proteção das nascentes.

“Ficamos sabendo que a Vale tem interesse em um novo empreendimento que pode esgotar a água da região. Por isso, hoje a nossa posição é de alerta, uma vez que em algumas localidades o abastecimento já é comprometido”, afirmou Maíra do Nascimento, integrante do movimento.

“Em 2010, a Vale abriu ruas na mata para sondagem e, agora, chegou a apresentar para os vereadores a intenção de um novo projeto”, afirmou a secretária geral da Associação Comunitária Regional de Casa Branca, Carolina Campos. O temor é que as nascentes existentes na região das sondagens sejam colocadas em perigo e, com isso, a gestão da água, que já é deficiente, seja ainda mais prejudicada. “A crise de água está cada vez mais complicada. Não trocamos nossas nascentes pelos royalties da mineração, que nunca chegam diretamente a nós”.

Embora confirme a realização de estudos em Casa Branca, a Vale informou, por meio de sua assessoria, que não há nenhum projeto de novo empreendimento de mineração definido para a região no momento. A empresa destacou que todo projeto, quando definido, é apresentado em detalhes para a comunidade. (LM)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave