Fotógrafo capta danos do sol e alerta para o uso do filtro solar

Câmera especial ainda indicou camada protetora criada pelo creme

iG Minas Gerais | Da redação |

Sardas. Câmera especial revelou que rostos das pessoas branquinhas continham uma concentração maior de sardas, antes invisíveis
FOTOs REPRODUÇÃO DE VíDEO
Sardas. Câmera especial revelou que rostos das pessoas branquinhas continham uma concentração maior de sardas, antes invisíveis

 

Em um dia ensolarado, o fotógrafo norte-americano Thomas Leveritt foi até o Prospect Park, no Brooklyn, em Nova York, levando seu equipamento e uma luz ultravioleta. Para produzir o vídeo “How the Sun Sees You” (“Como o Sol Te Vê”, em tradução livre), Leveritt convidou pessoas que passavam aleatoriamente.

Durante a participação no teste, o pedestre se posicionava na frente da câmera e podia ver, a olho nu, como sua pele vinha sendo prejudicada pela exposição aos raios solares, embora não apresentasse manchas aparentes.

As pessoas de pele mais branca e com sardas eram as mais afetadas – a câmera especial revelou que seus rostos continham uma concentração maior de sardas, antes invisíveis.

Para comprovar que o problema se intensifica ao longo da vida, ele também mostrou a pele de crianças e bebês, quase sem marcas.

Um dos objetivos do vídeo é mostrar como o filtro solar protege a pele. Na segunda parte das imagens, os transeuntes são convidados a passar o filtro no rosto, e, diante da luz ultravioleta, é possível visualizar o creme espesso como se fosse uma camada de lama ou de tinta negra.

O resultado do trabalho divertiu, mas também alertou os participantes. A ideia impactante chegou a despertar o interesse de empresas no ramo de cosméticos.

“Sabia que poderia ser popular, mas não tinha ideia de que esse tema teria tanto apelo. Várias empresas de cuidados com a pele fizeram contato, pedindo que eu fizesse um vídeo para eles. Estou analisando as possibilidades agora”, revelou o fotógrafo.

Com o reforço de um chapéu e de um guarda-sol, o uso diário do filtro solar ajuda a prevenir o câncer de pele, além de reduzir o envelhecimento precoce.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave