“Doctor Who” da vez é Peter Capaldi

Atores vieram ao Brasil para divulgar nova temporada que estreia sábado

iG Minas Gerais | Isis Mota |

Tour mundial. Steven Moffat, Jenna Coleman e Peter Capaldi responderam a questões de fãs no Rio
Felipe Assumpção/Ag. News
Tour mundial. Steven Moffat, Jenna Coleman e Peter Capaldi responderam a questões de fãs no Rio

Apaixonados por “Doctor Who”, tremei. A oitava temporada da nova geração da série estreia neste sábado, dia 23, às 22h, pela BBC HD, em grande estilo. A volta do doutor está sendo promovida por uma turnê mundial do elenco que, em 12 dias, percorreu sete cidades – tipo de divulgação raro para uma série de TV. O Rio de Janeiro foi o último destino.  

O showrunner Steven Moffat e os atores Peter Capaldi e Jenna Coleman estiveram no país anteontem. Foi a primeira vez que os fãs de “Doctor Who”, a série de ficção científica mais longa da história, viram os protagonistas no Brasil.

O doutor da vez é o escocês Capaldi – ele será o 12º ator a interpretar o personagem, que “se regenera” para justificar as trocas no elenco desde novembro de 1963. Para quem não acompanha, a gente tem que explicar: esta será a oitava temporada desta nova era da série, retomada em 2005. Antes, havia sido exibida de 1963 a 1989.

A série britânica mostra as aventuras de um alienígena com feições humanas, o Senhor do Tempo  conhecido apenas como O Doutor. Ele explora o universo em sua máquina do tempo, a nave espacial Tardis (acrônimo de “Time and Relative Dimension in Space”, ou Tempo e Dimensão Relativas no Espaço), cuja aparência exterior se assemelha a uma cabine de polícia típica da Londres dos anos 60 – mas, por dentro, é enorme. Junto com seus companheiros, O Doutor enfrenta inimigos, salva civilizações, ajudar as pessoas e corrigir erros.

Igual, mas novo. Os fãs terão mais do mesmo, só que diferente. Apesar da contradição, é assim que a oitava temporada é sentida por Steven Moffat. “Não queremos que seja um tributo ao passado. Não vejo (a memória afetiva do público) como um problema. Quero que a pessoa comece a assistir a partir da oitava temporada e sinta que é um programa novo”, analisa Moffat, produtor e roteirista, que começou a escrever a atração em 2005.

Para Peter Capaldi, vencedor de um Oscar pelo curta “Franz Kafka’s It’s a Beautiful Life”, e do Bafta, mais importante prêmio de interpretação do audiovisual no Reino Unido, estar na pele do 12º Doctor Who é mais do que um trabalho de destaque. “É um papel que amo. É diferente de dizer que será um desafio ou que eu precise me desdobrar. Eu cresci com ele quando criança. Assisto desde os 5 anos, é como voltar para casa”, disse em sua passagem pelo Rio de Janeiro.

O que esperar

Trama nova. No primeiro episódio, chamado “Deep Breath” (Respire fundo), O Doutor chega à Ingla- terra vitoriana e se depara com um dinossauro no rio Tâmisa, além de explosões em Londres.

Companheira pode sair Uma nova onda de especulação sobre “Doctor Who” diz que a despedida de Jenna Coleman, atual companheira do Doutor, pode estar próxima. Uma fonte do jornal britânico “The Mirror” afirma que seu último episódio pode ser o especial de Natal deste ano. Seria até natural: a atriz está na série há 18 meses, tempo considerado satisfatório, dada a sequência de mudanças da trama.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave