Visita guiada pelo Cemitério do Bonfim acontece no próximo dia 31

Passeio tem o objetivo de promover a apresentação de túmulos de personalidades e obras de arte espalhadas pelo local

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Cemitério do Bonfim vira tora turística em BH
Divulgação/PBH
Cemitério do Bonfim vira tora turística em BH

Uma parceria entre a Fundação de Parques Municipais, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) vai promover no dia 31 de agosto uma visita guiada ao Cemitério do Bonfim, localizado na região Noroeste de Belo Horizonte.

Conforme informações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), desde de 2002 a visita é guiada pela historiadora e professora Marcelina, partir da apresentação dos túmulos de personalidades. O passeio inusitado tem como objetivo informar e esclarecer as obras de arte e túmulos do cemitério.

As visitas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail agendaparques@pbg.gov.br ou pelo telefone (31) 3277-5398. As turmas são de até 40 participantes. Teatro

O Cemitério da Saudade e seu entorno também se transformam em cenário para disseminação da arte de rua. O grupo Teatro Público apresenta no local o espetáculo “Saudade”. Os moradores e visitantes da região são convidados a participar de um cortejo, que remete a uma história intrigante.

No enredo, o corpo do falecido Zenóbio de Andrade Reis Boaventura desaparece misteriosamente nas imediações do Cemitério da Saudade quando chegava para o seu velório. Após uma busca incansável e sem sucesso pelo paradeiro do corpo, a família do falecido faz a promessa de peregrinar em luto pelos arredores do cemitério até que o corpo apareça para ser definitivamente sepultado. As apresentações, gratuitas, acontecem até o dia 27 de setembro, sempre aos sábados, às 16h30.  

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave