Sete Lagoas será sede do Brasileiro sub-20 de vôlei masculino

Local está em fase final de obras e vai receber, ainda, partida do Mineiro adulto entre Sada Cruzeiro e Minas Tênis Clube

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Ginásio vai receber 12 seleções sub-20 no final do mês de setembro
Alex de Jesus
Ginásio vai receber 12 seleções sub-20 no final do mês de setembro

 

A cidade de Sete Lagoas entra, de vez, no cenário esportivo nacional, indo além do futebol. Os esportes especializados terão um importante suporte no município, que fica a 72 km de Belo Horizonte, graças ao centro esportivo, que está prestes a ser inaugurado. A primeira modalidade a ser beneficiada com o ginásio será o vôlei. Entre os dias 21 e 27 de setembro, acontecerá no local o Campeonato Brasileiro masculino sub-20, com a presença de 12 seleções. 

O ginásio está em fase final de obras e sua construção recebe investimento de várias frentes, como do governo federal e também do município, além da empresa OMR, que faz parte do Grupo Sada e atua na área de componentes automotivos.

O novo complexo, que fica localizado dentro da UNIFEEM (Centro Universitário de Sete Lagoas) irá receber, ainda, o jogo do Campeonato Mineiro masculino adulto entre Sada Cruzeiro e Minas Tênis Clube, no dia 14 de outubro.

"Este é um projeto que teve seu marco inicial em 2003 e só agora está sendo concluído. É uma oportunidade para a cidade realizar educação fora da sala de aula. O esporte é uma importante forma de conduzir a formação dos cidadãos e com o ginásio teremos essa condição", comemora o reitor Antonio Bahia Filho.

No evento, estiveram presentes o presidente da OMR, Alberto Medioli, o prefeito de Sete Lagoas, Márcio Reinaldo, o vice-presidente da Federação Mineira de Vôlei, Tomás Mendes e representantes da seleção mineira, uma das favoritas ao título, como o técnico Issanayê Ramirez.

Garantido. Quem também marcou presença foi o ponta John, que defende o Sada Cruzeiro e foi convocado para o Brasileiro. O time celeste, ao lado do rival Minas, forma a base da equipe. O time ainda conta com um jogador do Olympico e outro do Uberlândia Tênis Clube. No momento, 15 jogadores realizam um treino semanal, aos sábados, em dois períodos, no Minas Tênis Clube. "Fui informado que seria convocado ainda no ano passado, durante a Taça Paraná. Fiquei surpreso e feliz ao mesmo tempo. Este campeonato é o mais importante do país em nossa categoria, abre portas para muita gente", comemora John.

Outros seis atletas estão em Saquarema, treinando com a seleção juvenil, preparando-se para o Sul-Americano da categoria, que vai acontecer na cidade do interior fluminense. A expectativa é poder contar com importantes nomes que estão na equipe nacional, como os pontas Léo e Gabriel, o central Rômulo e o líbero Vanderson, todos do Sada Cruzeiro. "Seria muito bom contar com estes atletas, mas alguns deles podem ser convocados para o Sul-Americano e virariam

desfalques. De qualquer forma, a expectativa é boa para uma campanha de sucesso. São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os nossos maiores concorrentes", indica o técnica Issanayê Ramirez.

O torneio tem boa visibilidade e, a cada ano, mostra novos talentos do vôlei nacional. Na edição deste ano, por exemplo, é possível que o ponta Douglas Souza, que foi convocado por Bernardinho para a Liga Mundial. O jogador trilha o mesmo caminho de outros destaques do vôlei adulto do Brasil que, há alguns anos, disputaram o torneio. É o caso de Lucarelli e Otávio, integrantes da seleção mineira, que jogaram o campeonato em 2009.

Os jogadores ficarão hospedados no mesmo hotel que recebeu a seleção do Uruguai durante a Copa do Mundo.