Temperaturas baixas em BH não espantam atletas

Entre as opções que levam à escolha da modalidade, preocupação com saúde, estética e dinamismo em atividades físicas são as principais

iG Minas Gerais | Débora Ferreira |


Empresários continuam treinando para a modalidade mesmo no frio
LEO FONTES / O TEMPO
Empresários continuam treinando para a modalidade mesmo no frio

Mal começa a esfriar e os principais pontos de caminhada e corrida já têm uma diminuição no fluxo de gente, especialmente nos horários muito cedo ou após o por do sol. De junho até aqui, o frio tem feito muitas pessoas “reféns” de cobertores, mas alguns grupos demonstram muita persistência.

É o caso dos empresários Natália Junqueira dos Santos e João Guilherme Gallo, praticantes de triatlo há quase dois anos. Integrantes de um grupo reunido por Daniel Teodoro, da Teo Esportes, a dupla que já foi sedentária corre e pedala no mesmo horário, e levanta muito cedo para ir aos treinos. Os motivos variam desde a preocupação com a prática em si até a falta de vontade de ser “zoado” pelos companheiros.

“Eu moro em lugar alto, e às vezes eu acordo e mando até foto do termômetro para o pessoal. Digo: ‘isso está errado, está marcando 6º!’. Mas é justamente o fato de estar em grupo que ajuda. De repente alguém diz: ‘já estou chegando, estou te esperando.’ E ninguém quer ficar para trás, existe quase uma competição. Isso motiva a gente a sair com frio, com chuva, do jeito que for”, revela João Guilherme.

Segundo Teodoro, ao contrário do que parece, nadar é a parte menos difícil nestes tempos, porque a piscina em que o grupo treina é aquecida. E além da ideia de reunir pessoas com interesses semelhantes em turmas, ele também estimula a participação em provas.

“Em tempos de frio tem uma queda muita grande, é bem diferente a procura. Mas para quem tem mais compromisso, nada muda. Por exemplo, recentemente levamos 69 pessoas a uma maratona no Rio, e a viagem animou as pessoas mais ainda”, explica ele.

Entre as opções que levam à escolha da modalidade, preocupação com saúde, estética e dinamismo em atividades físicas são as principais. E a rotina é puxada: são seis treinos por semana. Mesmo sendo um esporte que requer muita dedicação, quem pratica passa a virar referência para amigos próximos e familiares.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave