Dunga lista as caras do futuro

Brasil irá enfrentar Colômbia e Equador em amistosos nos dias 5 e 9 de setembro nos EUA

iG Minas Gerais | Guilherme Guimarães e Thiago Prata |

Missão. Técnico na Copa de 2010, Dunga voltou para resgatar o futebol brasileiro após o vexame
AP Photo/Felipe Dana - 22.7.2014
Missão. Técnico na Copa de 2010, Dunga voltou para resgatar o futebol brasileiro após o vexame

O técnico Dunga divulga nesta terça, às 11h30, a lista dos jogadores convocados para os amistosos de setembro nos Estados Unidos, contra a Colômbia, no dia 5, em Miami, e contra o Equador, no dia 9, em Nova Jérsei. Esses serão os primeiros testes sob o comando do treinador, que retorna à seleção brasileira após fracassar na Copa de 2010 – eliminado para a Holanda nas quartas.

Ao mesmo tempo, a convocação marca o início de um projeto de resgate do futebol brasileiro após o vexame do Mundial deste ano, quando o Brasil foi goleado pela Alemanha por 7 a 1, na semifinal, e derrotado na disputa do terceiro lugar pela Holanda, por 3 a 0.

Se o momento é de renovação, o Cruzeiro, atual campeão do Brasileiro e líder da competição, em 2014, aparece como uma equipe que pode ceder alguns jogadores. Quatro atletas são mais cotados. Everton Ribeiro, craque de 2013, ainda não sabe o que é vestir a camisa principal do Brasil. Outro nome em alta na Raposa é o de Ricardo Goulart, artilheiro do atual Brasileiro, com nove gols.

Com experiência na seleção principal, o zagueiro Dedé vive, mais uma vez, a expectativa de ser lembrado. Desde 2011, o defensor figura em listas para jogos do Brasil. O volante Lucas Silva corre por fora, mas pode ser lembrado por Dunga. O meio-campista é nome recorrente nas convocações de Alexandre Gallo, técnico da seleção sub-21.

Rival. Apesar de cometer vacilos neste Brasileiro – que lhe custaram pontos preciosos –, o Atlético possui grandes possibilidades de ter jogadores convocados pelo técnico Dunga.

Tratando-se de bom momento, o atacante Diego Tardelli pinta como o favorito do time alvinegro. O jogador vem se mostrando um atleta polivalente, atuando como ponta, centroavante e armador, além de cobrir bem os espaços no sistema defensivo.

Quem também alimenta esperanças de ser lembrado por Dunga é o goleiro Victor, por ter marcado presença na Copa do Mundo e pelas atuações no torneio nacional. O lateral Marcos Rocha, chamado por Felipão algumas vezes nos dois últimos anos, é outro que pode ganhar nova chance.

Já o centroavante Jô, reserva do Brasil na última Copa, perdeu espaço e deve ser tratado como alternativa para uma posição carente no futebol brasileiro. O camisa 7 do Galo está com um jejum de 12 partidas sem balançar as redes pelo clube.

Opinião

Ex-seleção. O atacante Júlio Baptista, que esteve na Copa 2010, acredita que os companheiros de Cruzeiro possam ser lembrados. “Nosso time está em primeiro e vem jogando muito bem”, ressaltou.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave