Libertando os padrões habituais de pensamentos

Swami Ramananda Professor de ioga integral

iG Minas Gerais | Ana Elizabeth Diniz |

Divulgação
undefined

Praticante de ioga há 35 anos, Swami Ramananda é presidente do Integral Yoga Institute San Francisco e vem à cidade ensinar como transformar aspectos mágicos e mundanos da existência em oportunidades de crescimento espiritual e como a prática pode ajudar na equanimidade emocional.

É um grande desafio levar a prática de ioga para o dia a dia, além da sala de aula ou do tapetinho. Como fazer isso?

O objetivo do ioga é nos libertar dos condicionamentos que limitam nossas experiências da verdade e da noção ilusória de que podemos alcançar a felicidade controlando o mundo à nossa volta. Só com essa libertação é que poderemos vivenciar o eu espiritual que está sempre em paz. Isso requer uma mudança de paradigma, uma revolução pacífica que ocorre ao aprendermos a aquietar e substituir as crenças inconscientes que nos acorrentam, ao aprendermos a fazer escolhas conscientes que estejam em harmonia com a nossa verdadeira natureza. Essa mudança deve acontecer de maneira abrangente. Fazer práticas espirituais algumas vezes durante a semana não é o suficiente.  No entanto, a maioria das pessoas não tem tempo de dedicar suas vidas à prática espiritual.  Quais são os benefícios da prática?

Quando reforçamos os valores espirituais em todos os aspectos da vida, começamos a experimentar momentos de liberdade dos padrões habituais de pensamento e então vemos a nós mesmos e nossas relações com o mundo de uma maneira mais renovada. Começamos a nos sentir conectados uns com os outros e com toda a natureza. Com o tempo, uma prática abrangente como essa gradualmente reestrutura até mesmo a mente subconsciente. Então nós não nos sentiremos mais compeli dos por crenças e medos antigos e poderemos abordar a vida com a sensação de profundo pertencimento, contentamento interno e encantamento. Como chegar a esta libertação que os ensinamentos éticos (ioga sutras) propõem ao indivíduo cosmopolita e tão atribulado dos dias de hoje?

O objetivo de libertação é possível a qualquer um que tiver interesse e entusiasmo sincero, que utilize uma abordagem abrangente para integrar os ensinamentos espirituais e as práticas à sua vida diária.  No workshop haverá a parte física do ioga, os asanas. O que isso contribui em um nível mais sutil para o crescimento mental ou espiritual do indivíduo?

Apesar de os asanas trabalharem no nível mais grosseiro da nossa existência, eles também nos dão acesso a níveis mais sutis, onde mudanças profundas podem ocorrer. É mais fácil iniciar com a prática de asanas já que podemos mais facilmente controlar os nossos movimentos físicos, ao contrário dos movimentos da mente. Mas, se executados corretamente, os asanas nos ajudam a ganhar controle para aquietar a mente e focar a energia em coisas mais saudáveis. Como praticar no dia a dia?

Crie uma afirmação de missão pessoal que expresse sua visão ou entendimento do seu propósito na vida. Escreva isso e use como guia ao tomar grandes decisões e ao definir objetivos pessoais de longo prazo. Se o crescimento espiritual for muito importante para você, então tome pequenos passos para construir isso em sua vida.Pratique com profundidade um ensinamento espiritual: anote-o em um papel e cole-o em algum lugar visível por certo tempo, uma semana, por exemplo. Incorpore essa intenção em qualquer coisa que fizer nesse período de tempo escolhido. Alguns exemplos: pratique a compaixão, contentamento, gratidão que são formas positivas de alinhar as ações com o eu espiritual e de deixar o eu interior te guiar. Fale um pouco sobre a raja ioga. É a filosofia subjacente da ioga como ensinada nas escrituras e concentra-se em obter o domínio da mente por meio da vivência regular de princípios éticos e de práticas como o asana (exercícios), pranayama (respiração) e meditação. É o alicerce para todos os outros ramos da ioga. Traduzido por Luciana Laporte.  O workshop e palestra “O Despertar para o Caminho Espiritual” será ministrado no dia 29 próximo, às 19h30, e o workshop “Integrando Ioga em sua Vida Diária” acontece nos dias 30 e 31 de agosto. Informações: (31) 3225-5709.

Como praticar Aprenda a se libertar do conflito interno. Julgar ou negar aspectos indesejados da sua existência cria mais sofrimento e consumo de energia. Aceite onde você está e traga atenção curadora às experiências dolorosas. Assim como todos nós queremos encontrar a raiz das nossas dores físicas, devemos também refletir profundamente sobre as raízes dos nossos sofrimentos e observar como estamos contribuindo para que eles continuem “doendo”. Dedique seu serviço, trabalho, além de tudo o que você fizer, à prática espiritual, encontrando uma forma de colocar seu coração nisso. Seu trabalho pode ser feito como uma oferenda a Deus, como uma forma de servir ao bem-estar dos outros ou apenas como uma forma de permitir que a energia de amor, e não do medo, se expresse em qualquer coisa que você fizer. Exponha sua mente à luz dentro de você, trace um objetivo ainda que pequeno de fazer alguma prática de meditação, que ajude a acalmar e focar a mente, capacitando-a a funcionar de forma otimizada. Com um tempo de prática é possível experimentar a paz interna inata que cura e ilumina a mente limitada.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave