Judoca fatura 1º ouro do Brasil nos Jogos da Juventude

Layana Colman foi campeã na disputa até 52kg ao derrotar na final a búlgara Betina Temelkova

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

O judô deu ao Brasil a sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, que estão sendo realizados em Nanquim, na China. Nesta segunda-feira, Layana Colman foi campeã na disputa até 52kg ao derrotar na final a búlgara Betina Temelkova, em luta definida por ippon. "Eu me privei de muita coisa para conquistar isso", celebrou a brasileira, chorando, em entrevista à TV Globo.

Layana Colman entrou para competir em Nanquim tendo no retrospecto a medalha de bronze no Mundial Sub-18 do ano passado. E ela conseguiu um resultado ainda melhor nos Jogos da Juventude. Curiosamente, a sua única vitória por ippon na China foi exatamente a que lhe rendeu a medalha de ouro.

Na sua estreia, Layana Colman venceu a guatemalteca Karla Lorenza por um yuko. Depois, superou a sueca Nellie Einstein por wazari para se garantir nas semifinais. Diante da georgiana Mariam Janashvili, atual vice-campeã mundial juvenil, avançou por ter recebido menos penalizações.

A medalha conquistada por Layana Colman foi a segunda do Brasil nesta edição dos Jogos da Juventude. Antes, no último domingo, os competidores do País conquistaram uma prata na natação, na disputa do revezamento misto 4x100 metros livre, com uma equipe formada por Matheus Santana, Nathalia de Luccas, Luiz Altamir e Giovanna Diamante.

Leia tudo sobre: judofaturaprimeiroourojogosjuventude