Apreciação do erudito

A aula de setembro foca Debussy é será ministrada por Paulo Sérgio Malheiros

iG Minas Gerais | Deborah Couto |

Família Bach. Moacyr Laterza Filho é um dos professores da série de palestras musicais da FEA
moacyr laterza/arquivo pessoal
Família Bach. Moacyr Laterza Filho é um dos professores da série de palestras musicais da FEA

A Fundação de Educação Artística está com inscrições abertas para a segunda série de palestras e cursos especiais “Música Clássica: Momentos de Apreciação”. Serão quatro encontros de agosto a novembro, em uma quinta-feira de cada mês, sempre às 15h.

Segundo a coordenadora da Fundação Artística e curadora do projeto, Berenice Menegale, os cursos foram desenvolvidos “para quem gosta muito de música e sente a necessidade de conhecer um pouco mais o repertório dos concertos. Em geral, são pessoas que já frequentam os concertos e querem saber mais sobre o que já amam fazer”, afirma.

As aulas têm foco em compositores célebres de música erudita. A primeira delas, na próxima quinta, 21, será ministrada por Moacyr Laterza filho (foto), e tem como tema a família Bach e suas influências.

A aula de setembro foca Debussy é será ministrada por Paulo Sérgio Malheiros. Em outubro o compositor central é Villa-Lobos, abordado novamente por Laterza Filho, e, finalmente, a aula de novembro tem Beethoven como tema. O professor será Guilherme Nascimento.

“Foi uma boa maneira que encontramos de organizar a música erudita por temas. As aulas também já foram organizadas por gêneros, como a ópera, ou por influências, como o domínio da religião na música”, conta Berenice Menegale.

Segundo ela, esse modelo de curso costuma ter excelente aceitação. “São palestras feitas de forma leve e muito interessante. Por isso, as turmas frequentemente ficam cheias e as pessoas se sentem à vontade para fazer perguntas, o que é muito bom”, comemora. “São pessoas que já costumam frequentar concertos e shows, então são iniciadas e têm bastante interesse em saber cada vez mais”, completa.

Agenda

O que. Cursos Especiais FEA

Quando. Dias 21/08, 18/09, 16/10 e 20/11, sempre das 15h às 16h30

Onde. Rua Gonçalves Dias, 320

Quanto. R$60 por palestra ou R$ 160 para as quatro palestras

Inscrições. 3226.6866

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave