Filme 'A Estrada 47' vence Festival de Gramado

Evento, organizado no Rio Grande do Sul desde o ano de 1973, se transformou em internacional em 1992, quando aceitou a participação de filmes procedentes de países ibero-americanos

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

'A Estrada 47', de Vicente Ferraz, foi eleito melhor filme brasileiro no Festival de Cinema de Gramado, realizado na noite deste sábado (16), na cidade homônima, na região serrana do Rio Grande do Sul. O evento é o mais importante do calendário cinematográfico do país.

No festival, o uruguaio 'E', do diretor Manuel Nieto, ganhou a premiação como melhor longa-metragem estrangeiro. O prêmio de melhor diretor foi para Marcelo Galvão, por 'A Despedida'. Já os melhores atores foram Juliana Paes e Nelson Xavier. Eduardo Makino foi premiado com o título de melhor fotografia e Domingos Oliveira ganhou o prêmio de melhor roteiro por 'Infância', filme que premiou ainda o trabalho de montagem de Tina Saphira.

Na categoria de melhor longa-metragem estrangeiro, Moisés Sepúlveda venceu como melhor diretor pelo filme chileno 'Las Analfabetas'. As atrizes Paulina Garcia e Valentina Muhr compartilharam o prêmio de melhor atriz pela mesma obra.

'Las Analfabetas' também ganhou o prêmio de melhor fotografia. Felipe Dieste foi escolhido o melhor ator com 'E'. No júri popular, saiu vitorioso o venezuelano "Esclavo de Dios", de Joel Novoa; já a crítica reconheceu o argentino 'El Critico'.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave