Barra e Deodoro têm atrasos

O andamento das obras nos locais, no entanto, preocupa, mesmo com o fato de 71% do total de 52 projetos já terem contrato assinado e intervenções em execução

iG Minas Gerais | Gabriela Pedroso |

Quatro anos. Obras do Pavilhão 1, na Barra, que deveriam começar em 2009, só tiveram início em 2013
Renato Sette Camara
Quatro anos. Obras do Pavilhão 1, na Barra, que deveriam começar em 2009, só tiveram início em 2013

As regiões da Barra da Tijuca e de Deodoro vão receber, juntas, o maior número de modalidades a serem disputadas nos Jogos do Rio, em 2016. Por esse motivo, elas concentram também a maioria das obras de construção ou adaptação de equipamentos olímpicos e são consideradas o “coração da Olimpíada”. A primeira zona vai abrigar a disputa de15 categorias olímpicas e 12 paralímpicas ao longo das competições, enquanto o Complexo de Deodoro será palco de sete modalidades olímpicas e três paralímpicas.

O andamento das obras nos locais, no entanto, preocupa, mesmo com o fato de 71% do total de 52 projetos já terem contrato assinado e intervenções em execução, segundo dados atualizados da Matriz de Responsabilidades dos Jogos do Rio 2016.  

Classificação. Os níveis de maturidade são a forma estabelecida na Matriz de Responsabilidade para identificar o estado em que se encontra cada um dos projetos. Entre os indicadores 4 e 5, porém, existe um grande distanciamento, cujas proporções ficam difíceis de mensurar. Os seis indicadores são: (1) Projeto conceitual em elaboração baseado nos compromissos de candidatura; (2) Anteprojeto ou projeto básico/termo de referência em elaboração; (3) Edital de licitação publicado (para projetos de governo) ou Pedido de Proposta publicado (privado), contendo escopo, custo e cronograma; (4) Contrato assinado; (5) Obra concluída ou serviço disponível; (6) Projeto entregue (status “Pronto para Operação” concedido).

Confira na página ao lado a situação do cronograma das principais obras nas duas regiões em comparação aos prazos do dossiê de candidatura para os Jogos, feito em 2008. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave