Antiga cervejaria é roteiro predileto

A Heineken Experience atrai maioria de visitantes; tour cervejeiro inclui demais produtores artesanais

iG Minas Gerais | Paulo Campos |

A antiga fábrica da Heineken e o tour pelas dependências
Paulo Campos
A antiga fábrica da Heineken e o tour pelas dependências

Os tchecos são os maiores consumidores de cerveja no mundo, mas os holandeses não ficam atrás. Cerveja holandesa, há muito, virou sinônimo de Heineken, mas há um roteiro de microcervejarias artesanais ‘t Arendsnest, Brouwerij’t IJ, In sw Wildeman e De Bekeerde Suster, entre as principais.

Mas a maioria dos turistas prefere ir à Heineken Experience (heinekenexperience.com), um museu montado onde existia a antiga cervejaria. Mais interessante que a própria cerveja é o tour proposto aos visitantes, com caráter interativo e divertido. O custo é de 20 euros para uma excursão de uma hora pelo espaço.

O primeiro cenário é um pub com fotografias e um vídeo, que conta a história de Gerard Heineken e seu ambicioso projeto de tornar sua cerveja uma marca reconhecida mundialmente. No próximo ambiente, pode-se tirar foto como personagem de antigo cartaz publicitário da marca.

No percurso, passa-se pelos artefatos históricos, memorabilia e a evolução das primeiras garrafas e logomarcas da cerveja. O museu oferece boas informações sobre o processo de fabricação – iniciado a partir de uma levedura de baixa fermentação, até a distribuição –, tira dúvidas e atinge até um estábulo com cavalos, que, até os anos 60, puxavam as carroças com barris de cerveja.

Museu tem espaços para interagir com mídias sociais

Os dois pontos altos do tour pelo museu da Heineken são a sala de cinema, onde os visitantes assistem ao processo de produção da cerveja como se fossem uma garrafa, e o salão decorado com vitrais, onde ficam os gigantescos tonéis de cobre nos quais a cerveja foi feita por mais de um século. Há, ainda, a possibilidade de provar os tipos de cerveja feitos com as mais variadas cevadas.

Como é destinado principalmente aos jovens, há um espaço onde pode se gravar vídeos e postar nas redes sociais até chegar ao bar decorado com telão panorâmico com imagens do mundo inteiro, inclusive do Rio de Janeiro. Pode-se tomar o chope e ainda pagar por uma garrafa inscrita com o seu nome. Como todo tour que se preza, ele termina em uma lojinha.

Como ir

Operadora: Maktour Informação: Ligue para (31) 3262-1001 ou acesse maktour.com.br/amsterda. Se preferir, consulte seu agente de viagem e peça pacote Maktour Preço: A partir de R$ 5.891* (à vista) por pessoa ou com pagamento de uma entrada de R$ 1.769 mais nove parcelas de R$ 458.  Pacote: Inclui cinco noites de hospedagem em apartamento duplo no hotel Nh Carlton (com café da manhã), aéreo em classe econômica, traslados e seguro-viagem.

* Válido para saídas no mês de outubro. Para outras datas, consulte o preço. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave