Fênix fashion

Braço forte por trás de alguns dos eventos de moda mais importantes do país, Eloysa Simão foi pioneira nesse nicho; conheça a mulher mais ponta firme da moda nacional e aprenda com ela

iG Minas Gerais | Deborah Couto |

Discretíssima, Eloysa Simão está por trás de alguns dos eventos de moda mais importantes do país
Arquivo pessoal
Discretíssima, Eloysa Simão está por trás de alguns dos eventos de moda mais importantes do país

Braço forte por trás de alguns dos eventos de moda mais importantes do país, Eloysa Simão foi pioneira nesse nicho. Carioca orgulhosa, ela foi idealizadora do Fashion Rio, criado a partir da Semana Barrashopping – primeira semana de moda do Rio de Janeiro. Em 2009 o evento foi tomado pela Inbrands, empresa do grupo Luminosidade, sob o comando do empresário Paulo Borges, assunto sobre o qual ela prefere não comentar. 

Jornalista de formação, Eloysa especializou-se em negócios de moda. Comandou os eventos Fashion Business e Rio-à-Poter que culminaram no atual Salão Bossa Nova, sob sua batuta. Em sua última edição (que aconteceu entre 29 e 31/07), o evento discutiu o momento da moda brasileira, que está em crise existencial atualmente, precisando de divã.

Assertiva, Eloysa não quer saber de reclamações. “Em toda época de crise, a tendência é de que os empresários armem um ‘chororô’ danado. Ninguém pensa em soluções coletivas”, diz propondo uma visão prática diante dos problemas. “Se nossos impostos são altos, as marcas têm de se mobilizar para tentar diminuir o custo Brasil. A questão, na verdade, é se encontrar como um todo. Temos de encarar de frente a competição internacional. E ela é uma coisa, a dificuldade de competir é outra. E não vai diminuir. A tendência, pelo contrário, é de que cresça cada vez mais. Se por um lado temos de batalhar para reduzir os custos, por outro temos que aumentar nossa criatividade. Investir em marketing emotivo, elevar a qualidade, gerar interesse. O sucesso está em atacar por todas as frentes”, diz.

Profissional de moda desde os anos 80, Eloysa se mostra muito lúcida diante da realidade que se apresenta nas fashion weeks. Opinando, por exemplo, sobre o formato de desfile. “As apresentações que não visam resultado de negócios estão esgotadas. O mesmo acontece com esses desfiles de mentira. Aqueles que não têm a roupa pra vender na loja”, afirma. E isso se reflete em sua personalidade.

Fortaleza

Talvez por trabalhar em um mercado conhecido por sua efemeridade, ou mesmo por já ter levado suas “rasteiras” no métier, Eloysa é conhecida como a fênix do mundo fashion. Ao falar (pouquíssimo) de sua vida pessoal, ela mostra a mesma sobriedade com que trata do business. “Teimosia ou persistência, podem ser vitória ou derrota, num momento me levam a errar, mas depois me levam a buscar o acerto onde ele estiver”, diz ela. Sobre seu estilo, ela se define como uma pessoa sem exageros. “Não compro qualquer roupa, e penso muito antes de comprar. Não sou a mesma consumidora de quando tinha vinte anos. Hoje busco por qualidade, por produtos que tenham informação de moda, mas que vão durar muito. Dou valor a outras coisas. Me sinto mais madura em relação aos meus investimentos. Tenho focos diferentes. Gosto de tecnologia, quero um bom computador, um bom telefone. Quero viajar...”, conta ela, que depois dos eventos de moda mais estressantes, faz um retiro espiritual.

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