O livro “Albinos” é inspirado nos álbuns de família

iG Minas Gerais | Carlos Andrei Siquara |

Título apresenta personagens de diferentes idades e gêneros
Gustavo Lacerda
Título apresenta personagens de diferentes idades e gêneros

Radicado em São Paulo desde 2000, Gustavo Lacerda, 44, viveu a infância e a adolescência, nos anos 70 e 80, em Belo Horizonte, onde nasceu. É viva ainda em sua memória a maneira como fotógrafos naquela época chegavam nas casas e produziam retratos que depois iriam formar os álbuns de família. Aquela maneira de trabalhar e o estilo das imagens produzidas inspiraram o autor do livro “Albinos”, o que ele comenta no encontro Foto em Pauta, a ser realizado na próxima terça-feira (19), no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna.

“Hoje em dia, as pessoas não conhecem muito o que é isso, mas antigamente tínhamos o hábito de folhear um álbum e eu tenho a impressão que ‘Albinos’ tem um pouco disso. Assim como aqueles, o título tem fotografias separadas por folhas de papel vegetal, que não tem nenhum valor além de esconder a foto seguinte”, diz Gustavo Lacerda.

Para ele, esse recurso torna a passagem entre as fotos mais lenta, o que sinaliza a importância de dar tempo para que aqueles personagens apareçam.

“Eu queria que as pessoas ficassem à vontade ao passear pelo livro. O papel vegetal traz aquela lembrança dos álbuns de família, tornando a experiência mais íntima. Além disso, acho que ele representa também um pouco o processo de criação desse ensaio. Eu produzi ‘Albinos’ cinco anos após começar a série. Esse resultado só foi possível a partir de uma relação de confiança que foi construída. Hoje, só conseguimos olhar para os retratados porque eles permitiram esse contato, que exigiu tempo”, reflete. “Talvez nem todo mundo perceba isso, mas acho interessante materializar a relação de cumplicidade dessa forma”, conclui.

Agenda

O quê. Foto em Pauta com Gustavo Lacerda

Quando. Terça-feira (19), às 19h30

Onde. Teatro Oi Futuro Klauss Vianna (av. Afonso pena, 4001, Mangabeira)

Quanto. Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave