Cerca de 1.500 fiéis participam de missa pela padroeira de BH

Católicos comemoram 300 anos da presença da santa na capital

iG Minas Gerais | Cinthia ramalho |

Cerimônia. Na imagem, tradicional celebração de dom Walmor na Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, em BH
DENILTON DIAS / O TEMPO
Cerimônia. Na imagem, tradicional celebração de dom Walmor na Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, em BH

A sexta-feira foi marcada por celebrações e por muita devoção dos católicos a Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte. Em um dos principais eventos do dia, a tradicional missa celebrada pelo arcebispo da capital, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na paróquia que leva o nome da santa, estavam presentes cerca de 1.500 fiéis. Antes da missa, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul da capital, teve início uma procissão pelas ruas da cidade. Neste ano, a festa foi marcada pela comemoração dos 300 anos da presença da santa na capital.

“Os três séculos da presença de Nossa Senhora em nossa cidade vêm para reavivar a nossa esperança, principalmente neste momento, em que a desumanização é muito forte em todo o mundo”, afirmou dom Walmor.

Nossa Senhora da Boa Viagem chegou a Belo Horizonte quando a cidade ainda era um povoado, trazida pelos portugueses. Na época das grandes navegações, a imagem da santa era colocada nas embarcações como forma de proteção para os tripulantes.

Devoção. A decoradora Maria de Fátima Siqueira, 59, sempre participa das comemorações da santa e, desta vez, aproveitou para pedir proteção para toda a família. “Eu vim aqui hoje para pedir pela saúde dos meus filhos, que estão doentes”, contou a fiel.

Marcos Bernardino, 30, biólogo, veio de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, para participar da festa católica. “Sempre quis conhecer a festa de Nossa Senhora em Belo Horizonte. Estou muito feliz de estar aqui”, comemorou.

Como em 15 de agosto é celebrado o dia da Assunção de Nossa Senhora, a data também foi lembrada durante a missa do arcebispo. “Essa data representa a renovação da fé em nossas vidas”, disse dom Walmor.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave