Seis universidades brasileiras estão entre as 500 melhores do mundo

A UFMG está no "Top 500 de Xangai"; a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (15) é uma das mais aguardadas do ano

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

CIDADES BH MG: FOTOS UFMG CAMPUS PAMPULHA. REITORIA

FOTOS: DENILTON DIAS / O TEMPO / 26.05.2014
DENILTON DIAS / O TEMPO
CIDADES BH MG: FOTOS UFMG CAMPUS PAMPULHA. REITORIA FOTOS: DENILTON DIAS / O TEMPO / 26.05.2014

A Universidade Federal de Minas Gerais e outras seis universidades brasileiras estão entre as 500 melhores do mundo, de acordo com o "Top 500 de Xangai". A lista divulgada nesta sexta-feira (15)  está diponsnível no site da  Academic Ranking of World Universities

A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição brasileira mais bem colocada no ranking, aparecendo entre entre as 100ª e 150ª posições. É também a única universidade da América Latina entre as 150 melhores do mundo. Atualmente, a USP enfrenta um contexto de greve e crise financeira.

A UFMG aparece entre as posições 301ª e 400ª, seguida por Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A outra instituição que aparece entre as 500 melhores é a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), na faixa entre as 401ª e 500ª posições. Com relação a 2013, não houve alteração na classificação das universidades brasileiras. 

Melhores do mundo

Na lista,  a Universidade de Harvard aparece em primeiro lugar. Além dela, outras sete instituições americanas dominam a classificação das dez melhores do mundo. As outras duas que aparecem são do Reino Unido, sendo elas: Cambridge (quinta posição) e Oxford (nona posição).

Critérios 

Criado em 2003, o ranking de Xangai é a classificação mais aguardada pelas universidades de todo o mundo. Os critérios analisados para elaboração da lista levam em conta pesquisas de ciências exatas,  número de prêmios Nobel que ex-alunos ou pesquisadores das universidades receberam e, também, o número de artigos publicados em revistas exclusivamente de língua inglesa como "Nature" e "Science".

Veja quais são as vinte instituições mais bem colocadas e as posições das universidades brasileiras no Ranking de Xangai: 

1. Universidade Harvard (EUA) 2. Universidade Stanford (EUA) 3. Instituto Tecnológico de Massachusetts - MIT (EUA) 4. Universidade da Califórnia-Berkeley (EUA) 5. Universidade de Cambridge (Reino Unido) 6. Universidade de Princeton (EUA) 7. Instituto Tecnológico da Califórnia - Caltech (EUA) 8. Universidade Columbia (EUA) 9. Universidade de Chicago (EUA) 10. Universidade de Oxford (Reino Unido) 11. Universidade Yale (EUA) 12. Universidade da Califórnia Los Angeles (EUA) 13. Universidade Cornell (EUA) 14. Universidade da Califórnia San Diego (EUA) 15. Universidade de Washington (EUA) 16. Universidade da Pensilvânia (EUA) 17. Universidade John Hopkins (EUA) 18. Universidade da Califórnia São Francisco (EUA) 19. Instituto Federal de Tecnologia da Suíça Zurique (Suíça) 20. Universidade College London (Reino Unido) 144. Universidade de São Paulo (USP/Brasil) 317. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil) 318. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil) 362. Universidade Estadual Paulista (Unesp/Brasil) 365. Universidade Estadual de Campinas - (Unicamp/Brasil) 421. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Brasil)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave