Beatles alterado por instrumental lúdico

Em dois shows, hoje e amanhã, Uakti mostra experimentações com releituras de clássicos do quarteto de Liverpool

iG Minas Gerais | lucas simões |

Artur Andrés, Décio Ramos, Marco Antônio e Paulo Santos formam o Uakti
Sylvio Coutinho
Artur Andrés, Décio Ramos, Marco Antônio e Paulo Santos formam o Uakti

Imagine o repertório clássico dos Beatles tirado a partir de tubos de PVC, cabaças, apitos, pedaços de vidro e madeira, latas de refrigerante e outros materiais. É envolto neste universo lúdico, onde coisas viram instrumentos, que o grupo mineiro Uakti traz ao público seu mais recente show, em duas apresentações, hoje e amanhã, no Cine Theatro Brasil Vallourec. O espetáculo inaugura o projeto Mostra Cine Brasil Música e Teatro, que vai levar ao Cine Theatro Brasil mais 18 apresentações musicais e cênicas até a metade do ano que vem.

Há mais de 35 anos experimentando novas construções e formas de tocar instrumentos inventados a partir de objetos corriqueiros, o Uakti decidiu enveredar por um dos repertórios mais venerados do rock ao gravar o álbum “Uakti – Beatles” (2012, Sonhos e Sons).

Além do desafio de desconstruir músicas marcantes para um público absoluto, os músicos Marco Antônio Guimarães (violoncelo e arranjos), Artur Andrés Ribeiro (flauta), Paulo Sério dos Santos (percussão) e Décio de Souza Ramos Filho (percussão) romperam pela primeira vez com o som popular sofisticado e o erudito que marca a carreira do Uakti.

Para o beatlemaníaco Marco Antônio Guimarães, responsável pelos arranjos e diretor musical do show, a mudança sonora dos Beatles, indo do folk ao rock e passando pela música clássica até experimentalismos como a música indiana, estimulou a banda. “A evolução musical dos Beatles, com vários elementos distintos, nos instigou. Neste trabalho, mantemos as harmonias originais, diferenciando apenas o timbre dos instrumentos usados”, avalia.

Assim, em um repertório de 16 canções, não haverá dificuldade para o público identificar as famosas melodias de “Come Together”, “A Day In The Life” e “Here Comes The Sun”, entre outras. Como convidadas, participam do show Josefina Cerqueira e Regina Amaral, mulheres de Paulo Sérgio e Artur Andrés, respectivamente. Serviço. Uakti interpreta Beatles no Cine Theatro Brasil (rua Carijós, 258, praça 7, centro), em dois shows, hoje e amanhã, às 21h. Os ingressos custam R$ 40 (inteira)e R$ 20 (meia).

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave