Monte Belo tem que racionar utilização da água

Situação se repete em Pará de Minas; Copasa culpa seca, mas especialista diz que falta planejamento

iG Minas Gerais | Patricia Medeiros |

Nível dos mananciais em Pará de Minas está abaixo do normal
FOTO: GAZETA-PARÁMINENSE / DIVU
Nível dos mananciais em Pará de Minas está abaixo do normal

A Companhia de Saneamento do Estado (Copasa) confirmou nesta quarta que Monte Belo, no Sul de Minas, passa por racionamento de água desde o último dia 18. Alguns bairros ficam mais de 15 horas por dia sem o recurso, dizem moradores. O problema se repete em Pará de Minas, na região Central – a única outra cidade do Estado, segundo a empresa, que enfrenta racionamento.

Apesar de a Copasa atribuir a situação à seca, o racionamento acontece por falta de planejamento dos prestadores de serviço, segundo o especialista em recursos hídricos Léo Heller, professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Embora algumas empresas coloquem a culpa nas condições climáticas, o planejamento adequado do sistema de abastecimento deve prever falta de chuva e seca e considerar as menores vazões dos cursos de água”.

Transtornos. Moradora do bairro Bom Jesus, em Monte Belo, a dona de casa Franscinilda Teixeira Martins Pereira, 42, conta que no último sábado a casa onde ela mora com o marido e cinco crianças ficou sem água o dia todo. “Só por volta da meia-noite e meia que pingou água”.

“Meu marido chega cansado do trabalho e precisa esperar para se banhar”, reclama a auxiliar de educação Aparecida Teixeira Martins, 62, moradora do bairro Vila Rica.

Região Central

Edital. A Prefeitura de Pará de Minas abriu licitação para concessão dos serviços de abastecimento de água e de tratamento de esgoto. Empresas interessadas têm até 29 de setembro para entregar as propostas. Valor. A previsão é que o contrato para o serviço fique em R$ 1,7 bilhão. O texto do edital foi publicado na última segunda-feira, no site da prefeitura.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave