Tipo de carrapato causa alergia à carne vermelha

Lone Star dispara corpo estranho no sangue, que rejeita o alimento

iG Minas Gerais | Da redação |

Carrapato Lone Star – Amblyomma americanum
CENTER OF DISEASE CONTROL/DIV.
Carrapato Lone Star – Amblyomma americanum

O carrapato Lone Star – Amblyomma americanum – parece estar virando um vilão dos norte-americanos que adoram carne. Esse ácaro levou centenas de pessoas no país a passarem mal após comer carne vermelha.

Segundo o site da NBC New York, os casos na costa leste e no sul dos EUA são parecidos: a pessoa leva uma mordida do bicho, come um hambúrguer ou bife dias depois e, passadas algumas horas, tem uma reação alérgica com coceiras por todo o corpo.

Segundo o site, esses carrapatos carregam um açúcar que não está presente no corpo humano, o alfa-galactose. A substância também é encontrada na carne vermelha – bifes, porco, cordeiro, coelho – e em alguns produtos do dia a dia. Mas é digerida.

Porém, com a mordida do carrapato, o açúcar é liberado na corrente sanguínea diretamente. Então, o corpo dispara uma resposta do sistema imunológico, entendendo o açúcar como uma substância estranha. Então, como produzimos anticorpos, isso prepara a reação alérgica para a próxima vez que a pessoa comer carne vermelha.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave