Fernando Pimentel é o nome preferido da juventude mineira

Quando o eleitorado mais velho, acima dos 55 anos, é analisado, Pimenta da Veiga, que foi prefeito de Belo Horizonte há 25 anos, tem maior tendência de votos

iG Minas Gerais |

Na disputa pelo governo de Minas, a lógica da divisão de votos por faixa etária é inversa à do pleito pelo Palácio do Planalto. Diferentemente de Dilma Rousseff, o candidato petista (e apoiado por ela) no Estado, Fernando Pimentel, atrai os votos de um eleitorado mais jovem que o de seu adversário Pimenta da Veiga (PSDB).

Pimentel, que tem 33,2% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa DataTempo, conta com a preferência de 39,6% entre os eleitores de 16 e 17 anos. Nessa mesma faixa etária, seu adversário direto na disputa, Pimenta da Veiga, tem 18,7% das intenções de voto. Já no caso dos eleitores com idade entre 18 e 24 anos, a diferença é de 36,6% para o petista contra 14,8% para o tucano. Quando o eleitorado mais velho, acima dos 55 anos, é analisado, Pimenta da Veiga, que foi prefeito de Belo Horizonte há 25 anos, tem maior tendência de votos. Ele é preferido por 27,2% desse eleitorado, índice maior do que sua média, que é de 20,7% das intenções de voto. Nesse caso, a análise do cientista político Paulo Roberto Leal, da Universidade Federal de Juiz de Fora, também se aplica. “Esse eleitorado formado por jovens só viu governos do PSDB. Na hora de canalizar a tendência de votos, há um comportamento que tende menos para o PSDB, que está no poder há 12 anos”, analisa o professor. 

Aposta Redes. Se quiserem conquistar o eleitorado jovem, os candidatos têm que apostar nas redes sociais. A pesquisa revelou que nove entre dez se informam pelo Facebook e 50% utilizam o WhatsApp. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave