Mistura de idiomas para criar empatia

“Geração Brasil” e “Império” encaixam termos em inglês nos diálogos

iG Minas Gerais |

Megan (Isabelle Drumond) cresceu na cultura norte-americana
Estevam Avellar/ DIVULGAR
Megan (Isabelle Drumond) cresceu na cultura norte-americana

SÃO PAULO. A nova moda entre as tramas da Globo é investir em protagonistas que falem – e misturem – inglês e português. A tendência pode ser observada em diversos personagens da jovem “Geração Brasil” e também em “Império”. José Alfredo (Alexandre Nero), por exemplo, vive colocando estrangeirismos em suas frases, na trama das nove. Já na novela das sete, são as norte-americanas Megan (Isabelle Drummond), Pamela (Cláudia Abreu) e Dorothy (Luis Miranda) que usam desse artifício.

Aguinaldo Silva, autor de “Império”, diz que adicionar termos em outro idioma às falas de seu protagonista foi uma estratégia. “Queria criar empatia entre esse comendador e o público, e isso está acontecendo”.

O escritor conta que o público sempre vai entender o que José Alfredo disser. “Faço questão de explicar no mesmo diálogo. Como quando ele diz: ‘Get out’. E, na sequência, emenda: ‘Fora daqui’. É autoexplicativo”.

Já no caso de “Geração Brasil”, o ator Luis Miranda diz por que Dorothy usa tantos termos em inglês. “Ela gosta de ostentar, mesmo falando português. Curte a pose de gringa chique”, brinca ele.

Para o especialista em TV e doutor em teledramaturgia pela USP (Universidade de São Paulo) Claudino Mayer, contudo, é preciso tomar cuidado com o excesso de estrangeirismo, principalmente em “Geração Brasil”, pois eles podem confundir o telespectador. “O público precisa entender a história e, na trama das 19h, isso nem sempre acontece. Às vezes, é muito rápido”.

Segundo a Globo, as expressões são de fácil compreensão e utilizadas por personagens que antes viviam nos Estados Unidos. Já o especialista do Museu da TV Elmo Francfort acha a estratégia boa. “Estrangeirismos são usados também para dar um ar caricato. É um recurso para criar bordões”, opina.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave