Presidente iraquiano pede a deputado xiita que forme novo governo

“O país está nas suas mãos”, declarou Massum a Al Abadi, logo após ser escolhido candidato do bloco parlamentar xiita Aliança Nacional

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O presidente iraquiano, Fuad Massum, encarregou o deputado xiita Haider Al Abadi de compor um novo governo nacional. “O país está nas suas mãos”, declarou Massum a Al Abadi, logo após ser escolhido candidato do bloco parlamentar xiita Aliança Nacional para disputar o cargo de primeiro-ministro do país.

Nascido em 1952 e com doutorado pela Universidade de Manchester, Al Abadi ocupava o cargo de primeiro vice-presidente do Parlamento iraquiano. O governo dos Estados Unidos já felicitou o deputado pela nomeação.

“Os Estados Unidos estão prontos a apoiar plenamente um novo governo de união nacional, sobretudo na sua luta contra o Estado Islâmico e os rebeldes sunitas”, escreveu, no Twitter, o diplomata do Departamento de Estado norte-americano encarregado dos assuntos do Iraque e do Irã, Brett McGurk, exortando Al Abadi a “formar um governo e um programa nacional o mais breve possível”.

No último domingo (10), integrantes do Estado Islâmico do Iraque assassinaram pelo menos 500 pessoas da minoria étnica Yazidi durante ofensiva no Norte do país.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave