Meninas se apegam à amizade

iG Minas Gerais |

Mariana e Camila dividem um apartamento nos Estados Unidos
douglas magno
Mariana e Camila dividem um apartamento nos Estados Unidos

A escolha por estudar e seguir a carreira de atleta não é nada fácil. E quando isso envolve quilômetros de distância da família ainda acrescenta o ingrediente da saudade na pesada rotina de quem segue esse caminho.

Mariana Tonelli e Camilla Braga sabem bem o que é isso. Por causa do calendário diferente do brasileiro, os pais dificilmente acompanham as partidas delas em solo norte-americano.

“Eles acompanham pela internet. Meus familiares já foram para lá, mas não conseguiram ficar a tempo para as conferências (os campeonatos), porque começam no fim de agosto”, contou Mariana. “Os feriados não coincidem. Quando estão em feriado aqui, não combinam com a gente”, completou Camilla.

Além dos treinos e das competições que encaram lá nos Estados Unidos, elas ainda têm de lidar com a faculdade, que também exige altos índices de desempenho. Menos de 70% de aproveitamento nas notas não é aceito. Algumas chegam a cobrar até o mínimo de 80%.

A sala de aula, os campos de treinamento e os ambientes de estudo resumem o dia a dia delas, que se apoiam na amizade para aguentar a correria.

“A gente mora junto. Tem mais uma brasileira que também estudou na Escola Americana. Morávamos dentro da faculdade. Agora, dividimos o aluguel de um apartamento fora da universidade. Temos que nos virar com tudo”, contam.

Quando questionadas sobre o que fazem nas horas livres, a resposta das meninas são somente os risos de quem não tem tempo para isso. A vida delas é só treinar e estudar. (DC)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave