Quem não tem colírio...

Acessório indispensável do verão, os óculos não sairão do seu rosto; confira alguns modelos em que apostamos

iG Minas Gerais | Lorena K. Martins |

Os óculos redondos são a grande aposta para o próximo verão, como este da Osklen Praia
MARCELO SOUBHIA
Os óculos redondos são a grande aposta para o próximo verão, como este da Osklen Praia

Parece que foi combinado. De repente várias marcas resolveram lançar suas coleções especiais de óculos escuros, principalmente agora que a próxima estação está chegando às vitrines. A Osklen apresentou a novidade no último desfile de verão, e a Colcci Eyewear trouxe ninguém menos que Gisele Bündchen como sua garota-propaganda. Será uma forma de firmar que o acessório vai bancar o look de verão de uma vez por todas?

“Os óculos, tanto de sol quanto oftalmológicos, são vistos como acessórios de moda que você compõe com seu look do dia. Eles viraram uma forma de expressão de moda e uma maneira de usar uma marca de luxo”, acredita Mariana Seta, gerente da divisão de luxo da Luxottica, maior fabricante de óculos do mundo.

Sem dúvida, estamos em um momento de obervação. Na parte norte do globo, o calor está comandando, e é por lá que podemos nos pautar nos modelos desfilados nas ruas e escolher um que a gente possa chamar de nosso. Espiar também o que as celebridades internacionais estão usando em suas poses de paparazzi pode ditar o must-have da próxima estação. Mas, com tanta inspiração, é possível imaginar um modelo que vai, definitivamente, ser o mais usado quando os termômetros subirem?

“Os modelos retrô continuam com tudo no próximo verão, chamados de “releituras”: são modelos menores, porém com personalidade. Muita mistura de materiais para trazer aos dias de hoje o charme do passado. Além desse mix, outros detalhes, como pedras e cristais, aparecem nos modelos com discrição, e não mais como enfeite”, acredita Marcel Gignon gerente de design da Chilli Beans, marca que sempre fecha parcerias com estilistas que desfilam no Fashion Rio e São Paulo Fashion Week.

Armações pra causar

Foram justamente nessas passarelas nacionais que o shape redondo foi unanimidade. E quanto maior, melhor! Outra boa notícia é que outros modelos vêm agradar qualquer tipo de rosto, como o gatinho, inspirado nos anos 60 e sucesso quando Audrey Hepburn e Grace Kelly se popularizaram em Hollywood.

Mas não são as lentes que estão repaginadas. Enquanto o redondinho promete reinar absoluto, o foco agora está nas armações, e tem para todos os gostos: das aplicações, como os arabescos rococós de Prada e Dolce & Gabbana – itens de desejo nos rostos de celebridades como Rihanna e Lady Gaga –, e acabamentos, diferentes nas hastes.

“As proporções são exageradas e os acabamentos diferenciados. As armações vintage em formato redondo e modelos em acetato transparente e em tons pastel são supercool. Os prints diferenciados, com padrão das coleções especiais, são os must-haves de qualquer grife, assim como os que possuem acabamento com brilho, flores, tudo oversized, é claro”, aponta Mariana Seta, da Luxottica.

Confira todas as apostas nas imagens inspiradoras que listamos. Com que óculos?

Assim como regrinhas básicas são válidas para combinar determinadas peças com o seu tipo de rosto, os acessórios também não ficam de fora. Embora seja estereotipado que rostos mais arredondados pedem armações mais quadradas e rostos quadrados combinam mais com modelos retangulares e assim por diante – aqueles velhos truques de afinar e alongar – a regra básica é se sentir bem após o teste do espelho. “O melhor tipo de óculos é aquele com que a pessoa se sente bem, bonita, confiante, confortável e que combine com o seu look. Podemos ter vários óculos, um par para cada ocasião e até mesmo para o seu estado de espírito”, acredita Marcel Gignon, gerente de design da Chilli Beans. Ainda de acordo com ele, embora as tendências disparem a todo vapor, as armações nos estilos aviador, bossa nova (quadrados pequenos) e redondos são sempre os campeões de procura. “Se você se sentir bem, pode ter certeza de que este é o modelo certo para você”, aconselha. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave