Haverá alta até o fim do ano

Apesar da desaceleração mais intensa que a esperada pelos economistas da consultoria, que era de 0,05%, a expectativa agora é de que a taxa mensal de inflação acelere ao longo deste mês

iG Minas Gerais |

Brasília. Apesar da surpresa com a alta de apenas 0,01% no IPCA de julho, a MCM Consultores manteve a projeção de 6,30% para o dado fechado deste ano. O cenário básico da consultoria contempla a “premissa” de reajuste de 5% no preço da gasolina nas refinarias em novembro. Caso se concretize, esse aumento terá um impacto de 0,15 ponto porcentual na inflação.  

Apesar da desaceleração mais intensa que a esperada pelos economistas da consultoria, que era de 0,05%, a expectativa agora é de que a taxa mensal de inflação acelere ao longo deste mês. E nos próximos. A situação seria como uma parábola. Começou o ano em alta e deve terminar em alta.

O ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, que esteve aconselhando o candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves, criticou o uso dos preços da gasolina e da eletricidade, por parte do governo, para controlar a inflação. O economista chamou as ações do governo de “artifícios” e afirmou que essas manobras já estão se mostrando ineficientes. “Eu não me colocaria à disposição se não estivesse profundamente incomodado, e eu estou”, disse.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave