Aécio Neves tem sete pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff em Minas

Senador mineiro tem 41,2% das intenções de votos em Minas contra 33,8% da petista

iG Minas Gerais | Carla Kreefft |

Aécio Neves é o líder da pesquisa e tem a vitória no segundo turno
Orlando Brito/PSDB - 4.8.2014
Aécio Neves é o líder da pesquisa e tem a vitória no segundo turno

Pesquisa DataTempo/CP2, realizada de 31 de julho a 4 de agosto, mostra o candidato do PSDB, o senador Aécio Neves, à frente na disputa presidencial em Minas Gerais. De acordo com o levantamento, o tucano tem 41,2% das intenções de voto contra 33,8% da candidata à reeleição, a presidente Dilma Rousseff (PT). O candidato do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, registra 4,8% da preferência do eleitorado. Todos os outros concorrentes têm intenções de voto inferiores a 1,0%. A margem de erro é 2,29 pontos percentuais.

O Pastor Everaldo (PSC) lidera o bloco dos candidatos de pequenos partidos, com 0,8%. Ele é seguido de perto por Rui da Costa Pimenta (PCO), com 0,6%. Já Zé Maria (PSTU), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Mauro Iasi (PCB) registram 0,1% das intenções de voto.

A diferença entre os dois primeiros colocados é de 7,4 pontos percentuais. Na última pesquisa DataTempo, realizada nos últimos dias de maio e publicada em 3 de junho, Aécio Neves contabilizou 45% das intenções de voto contra 29,1% de Dilma Rousseff. Portanto, a diferença entre os dois primeiros colocados no Estado era de 15,9 pontos.

Os eleitores já estão definindo seus votos. De acordo com o levantamento, dizem que não sabem em quem votar ou estão indecisos 8,3% dos pesquisados. Afirmam que não pretendem votar em ninguém 8,9%.

Confira a pesquisa

Quando não são apresentados os nomes dos candidatos à Presidência para os entrevistados – pesquisa espontânea –, Dilma Rousseff passa à frente de Aécio, mas, considerando a margem de erro de 2,29 pontos, os dois ficam empatados tecnicamente. Dilma tem 28,2% das intenções de votos contra 26,3% de Aécio. Dos entrevistados, 2,2% lembram-se de Eduardo Campos. Os outros candidatos tiveram intenções de voto iguais ou inferiores a 0,3%. Dos entrevistados, 11,4% afirmam que não conhecem os candidatos. Outros 9,5% não pretendem votar em ninguém, e 18% estão indecisos.

Rejeição

A candidata petista é campeã em rejeição. Ela não seria votada por 32,3% dos entrevistados. Aécio Neves não receberia os votos de 17,7%. Outros 4,9% não votariam no Pastor Everaldo, e 4,6% não pretendem votar em Eduardo Campos. Rui Costa tem a rejeição de 2%, mesmo percentual registrado por Levy Fidelix e Eymael. O candidato do PV, Eduardo Jorge, não receberia os votos de 1,7%, e Luciana Genro é rejeitada por 1,3% dos pesquisados.

Registro

Dados

A pesquisa DataTempo foi contratada pela Sempre Editora e ouviu 1.827 pessoas entre 31 de julho e 4 de agosto. O protocolo na Justiça Eleitoral é BR 00290/2014.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave