Para se sentir como nobre

Luxo e bons preços fizeram das Pousadas de Portugal uma instituição de turismo

iG Minas Gerais | Paulo Campos |

Pousada Rainha Santa Isabel: quase um museu com relíquias
Grupo pestana/Divulgação
Pousada Rainha Santa Isabel: quase um museu com relíquias

As Pousadas de Portugal foram inspiradas nas hospedarias da Idade Média, que acolhiam os viajantes em sua passagem por determinada região portuguesa. A ideia de aproveitar castelos, mosteiros e conventos abandonados e degradados como hotéis surgiu da cabeça de Antonio Ferro, braço direito do primeiro-ministro Salazar, há cerca de 70 anos.

O programa previa restaurar monumentos nacionais e transformá-los em hotéis para os viajantes desfrutarem da cultura local, da gastronomia e da arquitetura. Mantinha-se o traçado original das edificações e adaptavam-se seus espaços para quartos, restaurantes e áreas de convivência, restaurando-os para permitir que preservassem sua história.

Sete décadas depois, as pousadas são símbolo da excelência do turismo português de luxo. Em 2003, o governo decidiu privatizá-las e entregá-las ao consórcio composto por Caixa Geral de Depósitos, Fundação Oriente e Grupo Pestana, esse último responsável pela administração. Hoje em dia, há 32 pousadas em diversas regiões.

Construídas sobre ruínas de um passado épico e modernizadas com estilo, conforto e elegância por renomados arquitetos, essas pousadas chamam a atenção dos viajantes pela beleza e originalidade. Nossa missão em Portugal foi atravessar boa parte do país e mostrar que é possível conhecer sua diversidade, se hospedando de pousada em pousada.

Tipos de Pousada

Históricas.Instaladas em castelos, palácios, conventos e moNaturais.Próximo a monumentos naturais, como rios, montanhas e parques

De charme.O conceito de hotéis-butiques charmosos, aconchegantes

Design. Unidades em que arquitetos famosos misturam o novo e o antigo

Diferenças.Pousada em Portugal não tem o mesmo significado do Brasil. Por aqui, são ambientes rústicos, simples e descontraídos. Já nas terras lusitanas, são como chateaux, com máximo de requinte, história, arte e beleza, além de estarem instaladas em prédios de importância histórica, restaurados em minúcias e preservando as tradições, além de mordomias, mimos e passeios ofertados aos visitantes

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave