Reflexões entre arte e política permeiam mostra

Exposição é fruto do trabalho desenvolvido pelos contemplados no programa Bolsa Pampulha 2013/14

iG Minas Gerais | carlos andrei siquara |

Márcio Diegues apresenta painel de desenho inspirado em paisagem local
Augusto Fonseca/DIVULGAÇÃO
Márcio Diegues apresenta painel de desenho inspirado em paisagem local

Entre setembro de 2013 e fevereiro deste ano, os artistas Alan Fontes, Fernanda Rappa, Flávia Bertinato, Frederico Filippi, Márcio Diegues, Pierre Fonseca, Ricardo Burgarelli, Ricardo Reis, Sara Não Tem Nome e Tatiana Devos Gentile se dedicaram a projetos inscritos e aprovados na 5ª edição do programa Bolsa Pampulha, que viabiliza residências em Belo Horizonte.

O resultado desse processo pode ser visto a partir de amanhã na mostra coletiva que espalha pelo salão nobre, mezanino, sala multiuso e área externa do Museu de Arte da Pampulha (MAP) diversas criações. Concebidas em linguagens variadas, como vídeos, desenho, som e instalação, as obras, de acordo com a curadora Elisa Campos, têm em comum o olhar crítico para situações contemporâneas que envolvem a convivência nas cidades.

“No perfil desse grupo há um pensamento político recorrente que se reflete sobre a forma de crítica ou ironia a condições vivenciadas pelas sociedades. Há uma perspectiva questionadora que está antenada ao que acontece em nível local e global”, diz Elisa Campos.

Ela cita, por exemplo, o trabalho de Ricardo Reis, que se apropria de objetos descartados e encontrados ao longo da cidade para compor instalações no museu.

“A proposta toca no que fazemos com os nossos descartes, lançados na rua mesmo. É interesse como esse comportamento urbano invade o museu e cria contrastes entre o ambiente luxuoso, construído com mármore e inox, e os restos da cidade”, observa a curadora.

Diversas também em temas, outras pesquisas lidam com questões como a biopirataria. “Fernanda Rappa tem um estudo maduro sobre isso e aborda os efeitos da exploração da fauna e da flora de maneira poética e inteligente”, acrescenta Elisa.

Serviço. Mostra Coletiva – Programa Bolsa Pampulha 2013/14, no MAP (av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha. Visitação: de amanhã a 26/10, de 3ª a dom., das 9h às 18h30. Entrada franca.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave