Durante estiagem, PBH intensifica obras de contenção em aglomerados

Aglomerados da Serra e Santa Lúcia são os beneficiados pela ação da prefeitura

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A prefeitura municipal de Belo Horizonte finaliza a construção de muros de contenção nas encostas nos algomerados da Serra e Santa Lúcia. As obras têm o objetivo de evitar deslizamentos de terra durante o período de chuvas e estão sendo intensificadas neste período para aproveitar o tempo seco.

Segundo a Gerência de Áreas de Risco da Regional Centro-Sul (Gerari), os serviços de prevenção de risco de deslizamento incluem o tratamento das encostas por proteção vegetal, concreto projetado, tela argamassada e as contenções das mesmas por muro de arrimo em concreto ou gabião. Os trabalhos estão sendo realizados em parceria com a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).

Além da construção dos muros nas encostas, vistorias técnicas preventivas vêm sendo executadas pela PBH. Entre janeiro e julho deste ano, já haviam sido realizadas 1.336 vistorias em moradias nas áreas de risco das vilas e favelas de Belo Horizonte. Como resultado, 12 famílias foram removidas de áreas consideradas com alto risco de deslizamento, sendo oito de forma definitiva e quatro de forma temporária.

Leia tudo sobre: prevençãoenchentesdelizamentos