Mais de 800 pessoas são atendidas em campanha contra hepatite em BH

Foram realizados testes para os casos virais da doença, além de distribuição de material informativo

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Entre os dias 21 e 25 de julho, o Terminal Rodoviário de Belo Horizonte recebeu a campanha de Conscientização Contra as Hepatites Virais. A ação, organizada pela Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), realizou 869 testes rápidos para diagnóstico das hepatites B e C. 

De acordo com a Gerência de Epidemiologia e Informação da SMSA, apenas entre janeiro e junho deste ano foram notificados 101 casos de hepatite em Belo Horizonte. Em 2013, 174 casos foram registrados e, no ano anterior, 101 notificações da doença foram feitas.

Para o governo, a campanha superou as expectativas, atingindo pessoas do grande público, pessoas com jornadas extensas de trabalho, que muitas vezes não conseguem acesso às unidades de saúde para realização destes exames. Do total de pessoas que realizaram o teste, foram 490 homens, 377 mulheres e dois transexuais. O previsto eram cerca de 500 testes.

A campanha aconteceu também no dia 28 de julho, Dia de Combate às Hepatites Virais. Durante toda a ação, a SMSA distribuiu 21.600 preservativos, 200 preservativos femininos, 2 mil embalagens de gel lubrificante, 4 mil folders e 3 mil guias de referência.

Testes rápidos e gratuitos

Os exames são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Depois disso, em até 30 minutos, é possível detectar a presença ou não de uma série de vírus. Os casos positivos são encaminhados ao serviço especializado, com marcação prévia de consulta. 

Leia tudo sobre: campanhahepatitedst