BH bate novo recorde e registra 8,4ºC no Barreiro nesta manhã

Sensação térmica chegou a 1ºC; nesta quarta a mínima foi de 9,2ºC na região Centro-Sul; não há previsão de chuva; clima deve continuar fio até o fim de semana

iG Minas Gerais | Fernanda Viegas |

CIDADES. BELO HORIZONTE, MG.

Sexta-feira de frio em Belo Horizonte

na foto: Franciele Pacheco e Barbara Emiliano

FOTO: LINCON ZARBIETTI / O TEMPO / 30.05.2014
Lincon Zarbietti / O Tempo
CIDADES. BELO HORIZONTE, MG. Sexta-feira de frio em Belo Horizonte na foto: Franciele Pacheco e Barbara Emiliano FOTO: LINCON ZARBIETTI / O TEMPO / 30.05.2014

A capital mineira bateu novo recorde de temperatura mais baixa do ano na manhã desta quinta-feira (7). De acordo com o Centro de Climatologia TempoClima Puc Minas, foram registrados 8,4ºC, entre às 5h e 6h, na região do Barreiro. A sensação térmica foi de 1ºC.

Nessa quarta-feira (6), a mínima registrada foi de 9,2ºC na região Centro-Sul, que nesta quarta marcou 10,4ºC. Na região Oeste os termômetros marcaram 9ºC e na Pampulha foram 12ºC. A máxima prevista para esta quarta é de 23ºC em Belo Horizonte.

“A presença de uma massa de ar polar que está sob o Sudeste do Brasil tem causado o declínio das temperaturas”, explicou o meteorologista Heriberto dos Anjos.

Até o fim de semana, o frio deve permanecer, com ligeiro aumento das temperaturas a partir de domingo, devido a ausência de nebulosidade, o que proporciona as inversões térmicas, com madrugadas e manhãs mais frias e tarde mais quentes. Não há previsão de chuva.

Temperatura negativas

O dia começou mais frio, contudo, em duas cidades do Sul de Minas. Em Monte Verde, os termômetros marcaram -0,6ºC e em Maria da Fé -0,8ºC. Foram as duas temperaturas mais baixas do Estado nesta quarta.

No restante de Minas Gerais, o tempo fica ensolarado, com céu claro e com baixa umidade do ar, próximo a 30%, sobretudo, nas regiões Norte e Central.  

Leia tudo sobre: climatemperaturafriorecorde