Mercosul está 'prontinho' para trocar ofertas com União Europeia, diz

A troca de propostas deveria ter ocorrido em dezembro do ano passado, mas foi adiada sem que uma nova data fosse definida

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

 A presidente Dilma Rousseff afirmou que o Mercosul está "prontinho" para fazer a troca de ofertas com a União Europeia para a formação de uma área de livre-comércio.

"Falamos que eles [europeus] parassem de atribuir [o atraso] a nós, porque estamos prontinhos. O que de fato é fantástico. Eles diziam que nós jamais conseguiríamos montar uma proposta única [do bloco]", diz.

A afirmação foi feita nesta quarta-feira (6) durante evento com candidatos à Presidência da República, promovido pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), em Brasília.

A troca de propostas deveria ter ocorrido em dezembro do ano passado, mas foi adiada sem que uma nova data fosse definida. Segundo Dilma, Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, afirmou a ela que os europeus demorariam uns dois meses para levar a proposta.

"Ai as coisas começaram a ficar complicadas. É bom vocês saberem que há resistências lá para qualquer proposta de acordo comercial. Especificamente na França, Hungria e Irlanda", disse.

O agronegócio é um dos maiores interessados num acordo de livre-comércio, já que seus produtos têm competitividade reconhecida. A eliminação de tarifas tende a ajudar o país a ganhar ainda mais terreno no mercado europeu.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave