Metade do 13º salário será pago neste mês

Aposentados começam a receber pagamento no próximo dia 25

iG Minas Gerais |

BRASÍLIA. O governo federal autorizou a antecipação de metade do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O valor antecipado do abono anual será pago junto com o benefício referente ao mês de agosto, segundo decreto publicado no “Diário Oficial da União” (DOU) nesta terça.

A primeira parcela corresponderá a até 50% do valor do benefício pago e os depósitos deverão começar no dia 25 de agosto para os aposentados e pensionistas que ganham até um salário mínimo – de R$ 724 neste ano. O calendário para quem ganha mais do que um salário mínimo começa no dia 1º de setembro e termina no dia 5 do mesmo mês. As datas variam de acordo como número final do cartão de benefício do segurado.

A primeira parcela do 13º benefício vem sendo antecipada nos últimos anos, mas os aposentados não têm garantias de que isso será feito, justamente por depender desse decreto que foi assinado nesta terça pela presidente Dilma Rousseff.

SEM DESCONTO. O benefício depositado a partir do dia 25 de agosto corresponde a 50% do valor recebido pelo aposentado ou pensionista. O desconto do IR (Imposto de Renda), para quem tiver, só será feito no pagamento da outra parcela do abono de Natal, cuja previsão é em novembro.

Nem todos têm esse desconto, no entanto. Os aposentados com mais 65 anos têm uma isenção a mais e pagam menos Imposto de Renda.

Segurados que começaram a receber uma pensão ou aposentadoria neste ano também terão direito ao 13º salário, porém o cálculo é proporcional e depende de quantos meses o segurado recebeu o benefício do INSS neste ano. Receberão a antecipação 27,3 milhões de aposentados, segundo informações do Ministério da Previdência Social.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave