Gangues africanas se confrontam na França

Mais de 50 ficaram feridos em briga no porto de Calais

iG Minas Gerais |

O porto de Calais tem recebido um número grande de migrantes
Thibault Vandermersch
O porto de Calais tem recebido um número grande de migrantes

CALAIS, FRANÇA. Uma briga entre migrantes africanos que tentavam chegar ao Reino Unido partindo do porto de Calais, na França, deixou mais de 50 feridos nesta terça. O incidente, que teria envolvido centenas de pessoas, precisou da polícia para parar e ocorreu durante a distribuição de comida para um grupo de sudaneses e eritreus.

Essa seria a segunda vez que o grupo briga, segundo a Agência Reuters. “Por duas vezes, a política teve que separar os imigrantes para permitir o acesso de ambulâncias e do Corpo de Bombeiros”, disse um oficial de Pas-de-Calais à agência.

O episódio ocorrido nesta terça marca a luta das autoridades francesas para manter a ordem no país quando cerca de 50 migrantes chegam a Calais toda semana, de acordo com Christian Salmone, do grupo humanitário Hostel for Migrants (Albergue para Migrantes, em tradução literal). “Simpesmente não para”, disse Salmone à Reuters.

A prefeitura estima que até 1.300 migrantes residem na região do porto atualmente. Cerca de 40 policiais da tropa de choque local estão patrulhando a área desde segunda-feira, quando a confusão começou.

Segundo o jornal “Le Figaro”, 65.591 imigrantes ilegais entraram na Europa por meio da Itália neste ano. Em 2013, foram 7.913 no primeiro semestre.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave